Artículos de: Septiembre, 2014

Odiario

A diplomacia anti-imperialista e petroleira do novo chanceler da Venezuela

A Venezuela deixou de ser um peão do imperialismo estado-unidense no momento em que a Revolução Bolivariana recuperou o controlo sobre a principal industria petroleira do país. Os seus importantes recursos energéticos e a diplomacia que os utiliza em defesa da independência nacional constituem um inestimável trunfo da Revolução Bolivariana.

Odiario
Odiario

Belicismo dos EUA aumenta em África*

Carlos Lopes Pereira    29.Sep.14    Colaboradores

Para a África Ocidental, onde sobretudo três países – Libéria, Guiné-Conakry e Serra Leoa – enfrentam uma epidemia de ébola, que já causou quase três mil mortos, os EUA transportam numa ponte aérea técnicos de saúde, hospitais de campanha… e três mil soldados.

Odiario
Odiario
Entrevista

Mauro Iasi: “A verdadeira tarefa da esquerda vem depois das eleições: construir a alternativa ao bloco dominante”

A conjuntura eleitoral brasileira expressa o resultado de um longo período de despolitização, num quadro em que as eleições acabam por se concentrar nas duas candidatas que previsivelmente terão maior expressão eleitoral. Pouco se debate a respeito de verdadeiros projectos e, mais ainda, dos interesses de classe que estão por trás de uma e outra alternativa. É nesse quadro que assume ainda maior interesse ouvir a opinião de Mauro Iasi, candidato do PCB à presidência do Brasil.

Odiario
Odiario

O jornalismo, «os jornalistas» e as distinções necessárias*

Fernando Correia    27.Sep.14    Outros autores

Não convém julgar o conjunto dos jornalistas apenas pela pequena parte que, ocupando posições de direcção e de responsabilidade editorial, funciona como veículo privilegiado de transmissão, quer para dentro das redacções quer para o exterior, das orientações das administrações e dos interesses que elas representam.

Odiario
Odiario

EUA: Um estado inimigo da Humanidade

Miguel Urbano Rodrigues    26.Sep.14    Destaques

A contra-ofensiva imperialista iniciada logo após o final da II Guerra Mundial intensificou-se na década de 80 do século passado e atingiu dimensão global com as derrotas do socialismo no leste europeu. Desenvolve-se em todos os continentes. A escalada terrorista de agressão e ocupação e o rasto de caos que gera põem em risco o próprio futuro da humanidade. Mas começa a depara-se com sucessivos atoleiros.

Odiario
Odiario

Enganos eleitoreiros

Maurício Grillo*    25.Sep.14    Outros autores

A actual conjuntura eleitoral brasileira empurra para um difícil dilema: votar em quem? Perigosamente em Marina, duvidosamente em Aécio ou temerosamente em Dilma?

Odiario
Odiario

O mito dos Yézidis sobre a montanha do Iraque

Peter Van Buren    24.Sep.14    Outros autores

De cada vez que os EUA invocam uma razão para intervir militarmente no Iraque, a história que contam cheira a esturro primeiro, e depois verifica-se ser mentira. Corresponderá à primeira fase a dramática história do povo Yézidi refugiado na montanha para não ser massacrado?

Odiario