Artículos de: Octubre, 2014

Odiario

Da dominação ideológica através dos conceitos aos graus transitórios de um processo revolucionário

Ana Saldanha    31.Oct.14    Outros autores

A edificação do socialismo, que passa pela necessária superação do modo de organização actualmente dominante, sempre colocou o movimento comunista internacional perante a problemática de como efectuar essa transição. Na discussão e problematização desta questão duas leituras antagónicas desde sempre se fizeram: uma reformista, outra revolucionária.

Odiario
Odiario

Um diálogo sobre a política externa brasileira

Ivan Pinheiro*    30.Oct.14    Outros autores

O CC do PCB teve o cuidado de registar que “respeitamos aqueles companheiros de esquerda que consideram que as diferenças entre o PSDB e o PT ainda são relevantes e que votarão em Dilma como um mal menor” e que “contamos com esses companheiros nas acirradas lutas que se aproximam”. Fica claro, portanto, que nosso diálogo é com aqueles que querem superar o capitalismo e não com os que querem humanizá-lo, como se isso fosse possível.

Odiario
Odiario

O genocídio de Iguala: terrorismo de Estado, corresponsabilidade da socialdemocracia

Os assassínios políticos em Coyuca de Benítez e em Iguala mostram-nos que não se trata de excepções, mas de um esquema operativo onde forças legais e ilegais actuam conjuntamente para salvaguardar os interesses dos monopólios e golpear as forças de classe, e são um aviso da tendência que teremos de enfrentar.

Odiario
Odiario
NOTA DOS EDITORES

A Reeleição de Dilma

Os Editores    27.Oct.14    Editores
Odiario
Odiario

Dispara o negócio do armamento

Manlio Dinucci    27.Oct.14    Outros autores

A guerra, tragédia para milhões de seres humanos, é chorudo negócio para a indústria armamentista. É dos livros que, em período de crise geral do capitalismo, tal negócio de destruição e morte se intensifica.

Odiario