Artículos de: Noviembre, 2014

Odiario

O novo ALCAP e a banca chinesa

A crescente presença económica, financeira e comercial da China na América Latina, conjugada com a sua estratégia de acordos de livre-comércio na bacia do Pacífico, parece estar a tomar vantagem em relação à estratégia dos acordos de livre comércio patrocinados pelos EUA que o diário.info referiu em recente entrevista de Walden Bello (18.Nov.14)

Odiario
Odiario

Vem a propósito

Filipe Diniz    29.Nov.14    Colaboradores

Ao que parece, a percentagem dos negócios escuros dos figurões da política de direita que chega aos tribunais é pequena. Das vezes que tal sucede, o hábito é a atitude de reserva “confiamos no funcionamento da Justica, etc.”. Mas Passos Coelho, com a desfaçatez que o caracteriza, resolveu ir mais longe.

Odiario
Odiario

Os capitalistas já votaram e escolheram o Podemos

Marat    27.Nov.14    Outros autores

O Podemos espanhol começa a assemelhar-se a outras coisas já vistas, nomeadamente com o Syriza grego: partidos que cavalgam movimentos sociais inorgânicos, construídos à volta de uma figura intensamente promovida mediaticamente, com o rótulo de “radicais” e exteriores ao “sistema”, mas que o mesmo “sistema” acarinha e coopta. Partidos que são contra “os Partidos e contra “as ideologias”. E cujas propostas “radicais” se vão diluindo à medida que lhes acenam com a proximidade do poder.

Odiario
Odiario

Transição pacífica no Burkina Faso*

Carlos Lopes Pereira    26.Nov.14    Colaboradores

Carlos Lopes PereiraNo Burkina Faso, após a insurreição popular que derrubou Blaise Compaoré, da fuga do ditador e da tomada do poder pelas forças armadas, começa a desenhar-se, na base de um consenso relativamente alargado, uma transição pacífica. A França, antiga potência colonial e principal aliado do regime derrubado, cujas tropas ajudaram Compaoré a escapar, quererá manter a sua influência com novos peões. Não será fácil a transição no Burkina Faso.

Odiario
Odiario

A estrada da seda chinesa para a glória

Pepe Escobar    25.Nov.14    Outros autores

Os media ocidentais fizeram a habitual cobertura caricata da cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), em Pequim. Enterram a cabeça na areia. A China conseguiu o que pretendia em todas as frentes. Desenha-se a perspectiva de uma próxima futura Eurásia como enorme Cintura de Seda da China tendo, em determinadas latitudes, uma espécie de condomínio de desenvolvimento com a Rússia. E isso aterroriza as elites de Washington e Wall Street.

Odiario
Odiario

A importância da banca para a economia e a subserviência do poder político e dos supervisores aos banqueiros

Eugénio Rosa    25.Nov.14    Outros autores

Está neste momento em funcionamento uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso BES/GES. Propositadamente ou não, muitas perguntas feitas pelos deputados incidem sobre matérias secundárias e pouco ou nada contribuem para o esclarecimento deste caso. Mesmo assim já foram apuradas situações que revelam mais uma vez que tanto as autoridades de supervisão como o próprio governo estão reféns dos banqueiros, ou seja, foram capturados pelo poder financeiro.

Odiario