Artículos de: Diciembre, 2014

Odiario

O império e a legitimação da tortura

Atilio Boron    31.Dic.14    Outros autores

O Relatório do Comité de Inteligência do Senado dos Estados Unidos descreve de forma minuciosa as diferentes “técnicas de interrogatório” utilizadas pela CIA. Trata-se da prática sistemática, bárbara e cega da tortura. Com toda a cobertura política, jurídica e mediática do poder de Estado. Mas, por horrível que seja a informação que o Relatório disponibiliza, ele está longe de conter toda a verdade, ou de tirar as devidas conclusões do que relata.

Odiario
Odiario

Modernidade de Marx

A História não chegou ao fim. Continua e a crise mundial iniciada nos EUA desacreditou o neoliberalismo. Nunca foi tão necessário compreender o mundo e a estratégia da ideologia hegemónica, o capitalismo. Essa situação favoreceu o «renascimento» do marxismo. Daí a importância dos intelectuais que contribuem para a modernidade de Marx neste início do seculo XXI.

Odiario
Odiario

Discurso de Vladimir Putin à Assembleia Federal Russa
4 de Dezembro de 2014

Vladimir Putin    29.Dic.14    Outros autores

Putin é o Presidente de um país capitalista, e fala como tal. Mas as suas intervenções dão-nos a conhecer questões importantes. Umas, negativas, sobre a forma como evolui o capitalismo restaurado na pátria de Lénine. Outras de grande interesse sobre questões internacionais muito relevantes, permitindo um confronto com a desinformação que os media dominantes diariamente difundem.

Odiario
Odiario

Mudança de regime em Cuba

Paul Craig Roberts    28.Dic.14    Outros autores

Nenhum verdadeiro amigo Cuba ignora que os EUA, qualquer que seja a táctica preferencial que adoptem no momento, não abandonam o objectivo de destruir o regime que a revolução cubana criou e mantém, à custa de uma heróica resistência de mais de cinco décadas. O povo cubano tem uma larga experiência do que significa ter o imperialismo como adversário. Não a pode esquecer caso ele queira agora apresentar-se como “amigo”.

Odiario
Odiario

De reformas em renúncias, o molho americano espalha-se sobre a Ucrânia

Jean-Paul Basquiast    27.Dic.14    Outros autores

A nova ministra ucraniana das Finanças, Natalie Jaresko, formulou as primeiras linhas de orientação no que diz respeito à optimização da despesa pública. O esquema apresentado ao chefe do governo prevê o abandono dos cuidados médicos gratuitos, do ensino gratuito e de outros benefícios sociais. E isto é apenas o início da americanização da Ucrânia.

Odiario
Odiario

Um Zoo humano de inimigos do povo

O governo Passos-Portas, a fauna que preenche o “comentário político”, a casta de aventureiros sem escrúpulos que a política de direita fez florescer tornam o país um microcosmos do capitalismo no seu estado mais apodrecido. Na tentativa de impedimento do direito à greve na TAP a questão já não é apenas a ostensiva ilegalidade. É a utilização, tal como nos tempos do salazarismo, do argumento das “motivações ideológicas” da greve. Este bando fascizante torna o país irrespirável.

Odiario
Odiario

A Propósito do Contexto Político no Médio Oriente

Jorge Cadima    24.Dic.14    Outros autores

Jorge CadimaA realidade hoje na generalidade dos países do Médio Oriente é uma realidade absolutamente dramática, absolutamente catastrófica. Vários países destruídos, fragmentados, reduzidos ao caos. Para além da destruição física, também a destruição de vidas e as condições em que os vivos - em grande parte, refugiados, desalojados, vivendo em países limítrofes – sobrevivem.

Odiario