Artículos de: Febrero, 2015

Odiario

Da Líbia ao Sudão, da Nigéria à Somália*

Carlos Lopes Pereira    28.Feb.15    Colaboradores

Acentua-se a internacionalização de diversos conflitos armados em África, com o seu consequente agravamento. A tendência é antiga mas intensificou-se nas últimas semanas, abrindo caminho a uma ainda maior ingerência das potências imperialistas, com os Estados Unidos e a França à cabeça.

Odiario
Odiario

Mussa Ibrahim: magnífico resumo da realidade líbia

Mussa Ibrahim Mussa Ibrahim foi último porta-voz da Jamahiriyah líbia. Em conferência de imprensa, falando em nome de 622 políticos líbios, fez um resumo sintético e claro do que sucedeu na Líbia e das posições políticas do Movimento Nacional Popular líbio.

Odiario
Odiario

Syriza, uma via para o poder do povo?

Eric Toussaint    25.Feb.15    Outros autores

Este artigo é anterior à capitulação do Syriza perante o Eurogrupo. As expectativas – ainda assim prudentes - que traduz estarão agora ainda mais limitadas. Mas permanece de interesse o panorama que traça de governos de esquerda que, mantendo-se no quadro do capitalismo e recusando-se a afrontá-lo, se encontraram sem saída. Para quem defenda sinceramente a transformação da sociedade e o papel do povo nesse processo, Syriza e Podemos não são motivo de esperança, são a perspectiva da frustração e da derrota.

Odiario
Odiario

Sionismo senil?*

Filipe Diniz    24.Feb.15    Colaboradores

Netanyahu, o genocida, está em pré-campanha eleitoral. Mais habituado à política de terra queimada do que às subtilezas da comunicação, os dois vídeos já divulgados impressionam pela desfaçatez e pela manipulação, como era de esperar. Mas têm um toque caricato e verdadeiramente imbecil que está a correr mundo.

Odiario
Odiario

A troika e a degradação dos serviços públicos

Eugénio Rosa    23.Feb.15    Outros autores

Um dos instrumentos utilizados pela “troika” e pelo governo para cortar na despesa pública foi a destruição de postos de trabalho na Administração Pública. Os resultados estão à vista em todo o lado, da Saúde à Educação ou aos Tribunais: não se trata já apenas da degradação dos serviços. Trata-se em muitos casos do seu colapso.

Odiario