Artículos de: Mayo, 2015

Odiario

Um antigo chefe da CIA vê a campanha de boicote como uma “ameaça” para Israel

Elhanan Miller    31.May.15    Outros autores

Este artigo – que poderia ser publicado como documento – é interessante a vários títulos. Pela voz de um homem que foi o mais alto responsável militar no Iraque ocupado e depois chefe da CIA, temos de tudo: intriga, contra-informação, passagem de responsabilidades a outros, silêncio sobre os crimes cometidos. E ao mesmo tempo o apelo e a justificação do prosseguimento da criminosa e destruidora intervenção imperialista no Médio-Oriente.

Odiario
Odiario

Mészáros: A disputa pelo Estado

István Mészáros é um dos mais destacados pensadores marxistas da actualidade. Nesta entrevista, a reflexão de fundo é muito mais importante do que esta ou aquela apreciação conjuntural. Publicada em Fevereiro, é possível que a valorização que fazia então de Syriza e Podemos não fosse hoje a mesma. Mas o essencial é o que afirma, com lapidar ironia: à frase de Rosa Luxemburg “socialismo ou barbárie” pode hoje acrescentar-se: “barbárie…se tivermos sorte”.

Odiario
Odiario

26 coisas sobre ISIS e Al-Qaeda que não querem que saibas

Michel Chossudovsky    29.May.15    Outros autores

O Estado Islâmico, ISIS ou Daesh, foi criado pela CIA, a MOSSAD e o MI6 para rebentar com a Síria.… ¿Como é possível que prossiga a estratégia dos EUA no sentido de criar um estado policial mundial? Passando pela destruição de povos, culturas ancestrais e restos de antigas civilizações. A barbárie na sua máxima dimensão.

Odiario
Odiario

Testamento

Ho Chi Minh    28.May.15    Outros autores

No ano em que se comemora o 40º aniversário da vitória do povo vietnamita, odiario.info homenageia Ho Chi Minh publicando o seu Testamento. O grande dirigente revolucionário faleceu antes de a vitória estar inteiramente alcançada. Mas a história confirmou a sua inabalável confiança em que ela chegaria. Nos dias de hoje, em que a ofensiva imperialista avança em todos os continentes, a heróica lição do povo vietnamita é mais actual que nunca. Mesmo um pequeno povo, se unido e dotado de uma firme direcção revolucionária, pode não apenas afrontar a maior potência imperialista como pode também derrotá-la.

Odiario
Odiario

A Arábia saudita e a guerra de legitimidade no Iémen

Lara Aryani    27.May.15    Outros autores

Já vai em mais de dois meses a guerra de agressão ao Iémen desencadeada pela Arábia Saudita. Também aqui, a guerra é a continuação da política por outros meios. Muito antes de ter caído a primeira bomba no Iémen havia já uma crise insanável, a economia estava paralisada, o governo central estava na bancarrota e a fome surgira. O papel da Arábia Saudita devastando a economia e mantendo um regime político corrupto e ineficaz não foi pequeno. Que a campanha unilateral da Arábia Saudita pretenda estar a ajudar o povo iemenita, protegendo a soberania do seu país e combatendo a «intervenção estrangeira» nos seus assuntos é, se não irónica, pelo menos trágica.

Odiario
Odiario

Colômbia: onde o sonho e a utopia se transformam em projeto

Magdalena Enjolras    25.May.15    Outros autores

Publicamos em simultâneo este emocionado testemunho de Magdalena Enjolras e o Comunicado das FARC-EP informando a suspensão do cessar-fogo unilateral declarado em Dezembro de 2014. O imperialismo e a burguesia colombiana vinculada aos seus interesses não estão interessados na paz em Colômbia. Obrigaram o povo colombiano a uma heróica resistência armada de mais de três décadas. Julgam poder vencer essa guerra. Este testemunho mostra algumas das razões porque não o conseguirão. A luta das FARC-EP é a luta dos camponeses pela terra, a luta dos trabalhadores contra a exploração, a luta do povo colombiano pela liberdade, pela emancipação social e pela independência nacional.

Odiario