Artículos de: Julio, 2015

Odiario

O pacto militar entre Grécia e Israel

Manlio Dinucci*    31.Jul.15    Outros autores

Não é apenas na vergonhosa capitulação face à troika que o governo Syriza-Anel manifesta a sua verdadeira natureza. A vassalagem ao imperialismo, que Tsipras já garantira na visita pré-eleitoral aos EUA, concretiza-se agora na integração plena na estratégia da NATO para a região, e na cooperação com o Estado sionista, peça-chave nos planos imperialistas de expansão e agressão.

Odiario
Odiario

Kaputt - Um livro inesquecível

Curzio Malaparte foi um aventureiro muito talentoso, frívolo, irresponsável, com uma imaginação prodigiosa. Brinca com as palavras, com os sentimentos, com a História. O penúltimo capítulo de Kaputt sobre a atmosfera humana que encontrou na Itália em guerra é talvez o mais malapartiano do livro. Com uma ironia cínica esboça o quadro de uma sociedade decadente, de uma aristocracia agónica, fundida com uma burguesia igualmente corrupta e venal.

Odiario
Odiario

Banco do Sul, o futuro da arquitectura financeira em luta

O final da prosperidade económica na América Latina impulsionada pelo aumento dos preços de commodities durante o período 2003-2007 demonstrou a necessidade da implementação de novas políticas que apoiem o desenvolvimento. Porém, o êxito dos projectos regionais dependerá da cooperação e convergência dos países membros que possuem interesses e prioridades diferentes, e disputas na região.

Odiario
Odiario

Este texto não é sobre a Grécia

Miguel Tiago    28.Jul.15    Outros autores

Vir agora chorar pela “Europa” cumpre apenas o ritual da defesa da estrutura de direita que, passo a passo, vai fazendo marchar o capitalismo sobre os povos. Limpa o passado dos partidos “de esquerda” que sempre foram “europeístas” (ou seja, pró-capitalistas) porque ao invés de reconhecer que este é o projecto que sempre defenderam, afirmam estar derrotado esse “projecto” humanista e internacionalista que - como se vê - nunca existiu.

Odiario
Odiario

Alexis Tsipras: o último ‘esquerdista’ a vender-se aos banqueiros

Neil Clark    28.Jul.15    Outros autores

A chamada “esquerda radical” da Grécia é apenas a última de uma longa lista de “radicais” e “esquerdistas” a traírem o povo que neles votou e a cederem às exigências do capital financeiro imperialista internacional.

Odiario
Odiario

A Geopolítica do Declínio Global Americano
Washington Contra a China no Século Vinte e Um

Alfred McCoy    27.Jul.15    Outros autores

O conceito de geopolítica não é oriundo do marxismo. É, pelo contrário, resultante da teorização burguesa acerca da expansão imperialista. Mas isso não impede que este artigo contenha uma muito interessante reflexão e análise das tendências em curso de rearrumação de forças no plano mundial.

Odiario
Odiario

O Assassínio de Osama bin Laden

Seymour M. Hersh*    26.Jul.15    Outros autores

A vida e a acção de Osama bin Laden e da Al-Qaeda estão cheias de zonas de sombra e de histórias mal contadas, sobretudo no que diz respeito às suas ligações com o imperialismo. E o mesmo sucedeu com a sua morte, que este artigo descreve como uma embrulhada de duplicidades, traições e mentiras.

Odiario