Artículos de: Agosto, 2015

Odiario

No 1º semestre de 2015, o preço de venda sem impostos da gasolina subiu 39% e o do gasóleo 17,4%. Os lucros da GALP aumentaram 169,6%

Eugénio Rosa    31.Ago.15    Outros autores

A vida continua a correr bem aos accionistas da GALP (Américo Amorim, Sonangol e Isabel dos Santos, a ENI e fundos americanos que controlam esta empresa). Os lucros da empresa aumentaram 169,9% no 1º semestre de 2015. E saíram dos bolsos dos que têm que adquirir combustíveis. É no que dá a privatização de empresas estratégicas para o país e para os consumidores, assim como a completa liberalização e desregulamentação que impera no sector perante a passividade, não de uma, mas de duas entidades de supervisão.

Odiario
Odiario

“Vamos Dar Tudo Para Conseguir Este País Que Nos Foi Roubado” i

Leila Khaledii    30.Ago.15    Outros autores

“Na última agressão a Gaza vimos os trabalhadores nos portos dos Estados Unidos e de África a fazer boicote aos produtos israelitas e a recusarem-se a descarregar os barcos israelitas.
Esta é uma expressão real da solidariedade dos trabalhadores com os palestinos que estão a ser mortos, que estão a sofrer o holocausto israelita. Sabemos e cremos que os trabalhadores de Portugal, os sindicatos, poderão levar a cabo esta acção.”

Odiario
Odiario

El Salvador: ¿Existe um plano golpista da direita?

Joel Arriola    28.Ago.15    Outros autores

Em El Salvador, a FMLN lançou uma campanha denunciando que a direita oligárquica teria em marcha “um golpe de Estado”. A interrogação que se coloca é porque razão a direita oligárquica quereria derrubar um governo que serve os seus interesses de forma satisfatória. O que se passa, na realidade, é uma disputa de poder entre duas fracções da grande burguesia salvadorenha.

Odiario
Odiario

Construindo a nova rota da seda

Higinio Polo    26.Ago.15    Outros autores

Num processo que os EUA e as potências da UE não parecem estar em condições de deter pelos meios da política económica, continua a desenhar-se o eixo designado como Nova Rota da Seda. As suas perspectivas, a concretizarem-se, alterarão profundamente a geografia económica mundial.

Odiario
Odiario

A escalada de guerra dos EUA contra a Síria socava o pacto com o Irão

Sara Flounders    25.Ago.15    Outros autores

As forças interessadas na escalada e na ampliação da ofensiva contra a Síria são as mesmas que vêm montando uma enorme campanha para que não passe no Congresso dos EUA o acordo com o Irão. As mesmas que armam e financiam o terrorismo para justificarem as suas agressões com o pretexto da “guerra contra o terrorismo”. São inimigos jurados dos povos, e só serão detidos quando os povos se levantarem contra eles.

Odiario
Odiario
Entrevista com James Petras

Com a derrocada do PT surgem os golpistas e a direita

“O que se passa no Brasil é a desintegração da política de centro imposta por Lula. Tanto ele como Dilma se aproveitaram do boom das comodities e das exportações de matérias-primas para financiar toda uma série de actividades, lícitas e ilícitas, de consumo, de expansão, de crédito, mas não pensaram como sustentar essa política. Na altura em que a crise os golpeia não têm qualquer alternativa económica: a indústria está debilitada, os projectos económicos estão atolados em corrupção, o PT estava…, como podemos dizê-lo… O PT era um partido de corruptos e continua a sê-lo…”

Odiario