Artículos de: Septiembre, 2015

Odiario

Ser Docente/Investigador no país da austeridade

Catarina Casanova    29.Sep.15    Outros autores

A política de sucessivos governos para o Ensino Superior e a Investigação criou no nosso país um quadro cerceador da democratização e do desenvolvimento, medíocre, burocrático e gritantemente subfinanciado. Se, por absurdo, um tal quadro tivesse sido generalizadamente aplicado há século e meio, teria inviabilizado alguns dos mais notáveis avanços da ciência, e teria mantido o Ensino Superior amarrado aos interesses e concepções do “ancien régime”.

Odiario
Odiario

Entrevista colectiva com o Presidente Bashar Al-Assad

Nesta entrevista a meios de comunicação russos, o presidente da Síria, Bashar al-Assad explica de onde provém a crise síria e a dos refugiados, as razões porque não há consenso com a oposição enquanto houver derramamento de sangue no país, e apela à união de todas as forças para a luta contra o terrorismo. Além disso, revela a responsabilidade do Ocidente pelo apoio e o financiamento desses grupos terroristas, criados para difundir a sua «venenosa» ideologia.

Odiario
Odiario

As lágrimas de crocodilo, e os dentes*

Filipe Diniz    27.Sep.15    Colaboradores

A história da Internacional Socialista é a história de um percurso que transita do movimento operário até à expressão política dos interesses e objectivos do grande capital e do imperialismo. O “socialismo” do nome foi há muito traído e esquecido. Apelam à “acção política” face ao problema dos refugiados. Mas ocultam que, dos “trabalhistas” de Blair aos “socialistas” de Hollande, partilham enormes responsabilidades no desencadeamento dessa tragédia.

Odiario
Odiario

Guiné-Bissau ultrapassa crise*

Carlos Lopes Pereira    26.Sep.15    Colaboradores

A Guiné-Bissau vivia desde Agosto uma crise política e institucional, situação que está longe de ser inédita naquele país. Contrariando um historial de violência política e militar, nesta crise na Guiné-Bissau parece ter sido encontrada uma solução pacífica, sem intervenção das Forças Armadas e no respeito pelas decisões dos tribunais, neste caso o Supremo Tribunal de Justiça.

Odiario
Odiario
Documento

Comunicado conjunto nº 60
Sobre o Acordo de criação de uma Jurisdição Especial para a Paz

Os Editores    25.Sep.15    Editores

Em reunião celebrada em Havana, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das FARC, Rodrigo Londoño Echeverri, aliás Timoleón Jiménez ou ‘Timochenko’, alcançaram um acordo sobre justiça transicional, que se considera um ponto-chave nas negociações de paz. Publicamos o importante documento saído da reunião.

Odiario
Odiario

António Costa e o “Plafonamento” e as contradições do PS

Eugénio Rosa    24.Sep.15    Outros autores

A coligação PSD/CDS defende o ”plafonamento”, ou seja a introdução de um limite (tecto) nas remunerações acima do qual deixaria de haver descontos quer dos trabalhadores quer das empresas para a Segurança Social. O “plafonamento” determinaria a privatização gradual e crescente da Segurança Social; reduziria as receitas de contribuições da Segurança Social numa proporção cada vez maior agravando os problemas de sustentabilidade desta; destruiria um princípio fundamental em que assentam os sistemas públicos de segurança social que é solidariedade intergeracional. Agora, António Costa acusa o PSD/CDS de quererem privatizar a Segurança Social. Mas foi o PS que introduziu o plafonamento na Lei de Bases da Segurança Social.

Odiario