Artículos de: Abril, 2016

Odiario

As duas caras da campanha de Sanders

Fred Goldstein*    30.Abr.16    Outros autores

Não irão muito além dos dedos de uma só mão, os leitores que sabem da candidatura de Mónica Moorehead e Lamont Lilly, dois militantes do Partido do Mundo Operário [Worker´s World Party], respetivamente à presidência e vice-presidência dos EUA nas próximas eleições presidenciais. Não é surpreendente, pois, nos EUA será também uma percentagem mínima dos eleitores norte-americanos que o saberá.
Neste texto, o autor, Fred Goldstein, analisa as duas faces da candidatura de Bernie Sanders e por que razão o sistema prefere Hillary Clinton…

Odiario
Odiario

Shakespeare

Filipe Diniz    29.Abr.16    Colaboradores

Quando se comemoram os 400 anos da morte de William Shakespeare o autor, Filipe Diniz, conclui neste texto que «os povos devem assumir como seu o património dos grandes poetas que deram expressão a toda a riqueza da longa caminhada humana».

Odiario
Odiario

Lenine e o imperialismo

“…Transcorrido quase um século, a reflexão de Lenin sobre a natureza do imperialismo no início do século XX [Imperialismo, fase superior do capitalismo] os ajuda muito a compreender a complexidade de grandes problemas contemporâneos não obstante as prodigiosas mudanças ocorridas no mundo desde então”.

Odiario
Odiario

Guerra e petróleo
em terras do Sudão

A separação do Sudão do Sul só podia resultar em destruição, mais refugiados e sangue derramado. É, pode dizer-se, a ‘maldição do petróleo’ que tão poucos enriquece e tantos milhões lança numa miséria imensa que parece não ter fim, até que os “condenados da terra” peguem o futuro nas suas mãos.

Odiario
Odiario

Problemas com o espelho?

Mauro Luis Iasi*    24.Abr.16    Outros autores

O degradante espetáculo da votação dobre a destituição de Dilma não é o reflexo – o espelho, diz Mauro Iasi – do povo brasileiro, é, isso sim, o retrato de corpo inteiro da já fora de prazo democracia burguesa. O silêncio, pouco menos que universal, dos comparsas defensores do sistema mais não do que a prova real disso mesmo.

Odiario
Odiario

«Se calarmos, as pedras gritarão»

Sílvia Ribeiro*    23.Abr.16    Outros autores

Não é apenas um episódio marcante da história do Movimento dos Sem Terra que Sílvia Ribeiro nos traz neste seu regresso ao Brasil. Não é apenas um episódio da luta heroica de centenas de famílias organizadas no Movimento dos Sem Terra, por terra, por trabalho, por pão, por paz, por vida.
Sílvia Ribeiro relata-nos um episódio da luta contra a barbárie, mostra-nos o verdadeiro papel do Estado numa sociedade de classes, e ilustra a impunidade que gozam os seus servidores.
Registe-se: foi no Brasil, era presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Odiario