Artículos de: Octubre, 2016

Odiario
A análise de James Petras em CX36, 17 de Outubro de 2016.

” Na Venezuela há uma guerra destrutiva da direita e uma incapacidade do governo em superar a crise económica”

Eleições nos EUA, Venezuela, Médio Oriente, repressão e censura contra jornalistas e órgãos de informação, tópicos do panorama de uma actualidade sombria.

Odiario
Odiario

Semprúm: O aristocrata, o comunista, o prisioneiro de Buchenwald, o anticomunista

A trajectória pessoal e política de Jorge Semprun é surpreendentemente contraditória. Herói da Resistência em França, militante e dirigente comunista em Espanha, acaba por ser expulso do PCE. Deslocou-se para posições próximas das defendidas pela direita e assumiu em tempo mínimo atitudes que transcendiam simples divergências ideológicas. Participou activamente em campanhas anticomunistas.
Foi, entretanto, um dos grandes escritores europeus. Mas o cidadão Semprún, que se via como intelectual profundamente ético e humanista, não me inspira respeito.

Odiario
Odiario

Produtividade médica – atrasos, ilusões e manipulação de números*

Jorge Seabra    29.Oct.16    Outros autores

Nestas últimas décadas a designada produtividade médica, tantas vezes invocada como forma grosseira de pressão para aumentar a «produção» de actos médicos, levou a sua análise a níveis impensáveis de infantilização do raciocínio e de manipulação de números e estatísticas, impedindo um estudo mais rigoroso e a implementação das medidas necessárias à sua real melhoria.

Odiario
Odiario

Três debates e um funeral*

António Santos    28.Oct.16    Outros autores

Os últimos dias têm dado a ideia de que o resultado das eleições presidenciais nos EUA é assunto arrumado. Mas não é. Nos palcos da política-espectáculo nem sempre o mais provável é o mais previsível. Trump esconde tantos esqueletos no armário como Clinton. Os de Clinton, contudo, são menos metafóricos do que os do seu homólogo republicano.

Odiario
Odiario
Entrevista especial com Pavel Blanco, Primeiro Secretario do Partido Comunista de México, para a internationalcommunist press (http://icp.sol.org.tr/node/287)

Não há imperialismo menos mau, todos significam exploração, rapina, saque, guerra, morte

Importante entrevista do 1º Secretário do PCM, em que aborda as difíceis condições de luta no seu país - incluindo a violência paramilitar - a situação dos trabalhadores mexicanos nos EUA, o carácter inseparável da luta antimonopolista e anti-imperialista, o esforço de, dia a dia, construir o partido revolucionário.

Odiario
Odiario

Carta de Edmilson Costa à militância comunista brasileira

Edmilson Costa    26.Oct.16    Outros autores

Recém-eleito secretário-geral do PCB, Edmilson Costa dirige-se aos comunistas brasileiros. As tarefas que o PCB tem pela frente são árduas. Precisa de crescer e reforçar-se muito para poder assumir o papel que em qualquer sociedade cabe ao partido comunista. Desafio tanto maior quanto no Brasil a direita golpista retomou a iniciativa e pode verificar-se um ainda maior refluxo na mobilização popular, em resultado do descrédito dos partidos ditos progressistas antes agrupados em torno do governo do PT.

Odiario
Odiario

“O movimento é tudo, o objectivo final é nada” ou a traição dos trabalhadores e do socialismo

Catarina Casanova    25.Oct.16    Outros autores

A sobrevivência das ideias de Bernstein ultrapassa de longe a sua validade que, se não era nenhuma há um século, ainda menor é nos dias de hoje. A razão dessa sobrevivência é de classe. Ideias pequeno-burguesas, reflectem hoje como antes os temores e a impotência histórica dessa camada.

Odiario