Artículos de: Enero, 2017

Odiario

Ordem liberal*

Jorge Cadima    31.Ene.17    Outros autores

Está em marcha uma gigantesca operação de ilusionismo, para fazer crer que as tragédias e sofrimento que o capitalismo mundial seguramente trará aos povos (fosse quem fosse o presidente dos EUA) serão culpa apenas do inquilino de turno na Casa Branca. Está visto que tudo corria bem até agora: nem havia guerras, nem exploração e pobreza, nem a mais desavergonhada corrupção.

Odiario
Odiario

Janeiro de 1937*

Filipe Diniz    29.Ene.17    Colaboradores

No mês de Janeiro de 1937 concentraram-se decisões de vários países europeus e dos EUA que isolaram a Espanha republicana. Apenas lhe restou a longínqua URSS e a solidariedade internacionalista dos povos. A burguesia “democrática” traiu um povo em armas, cedeu perante a ameaça nazi-fascista, e capitularia pouco depois em Munique.

Odiario
Odiario

A aberração toma conta dos salões ou a etnografia da cena quotidiana?

Milton Pinheiro*    28.Ene.17    Outros autores

Um texto que aborda a situação no Brasil com as armas da ironia. Infelizmente para o povo brasileiro, essa ironia só pode ser muito amarga.

Odiario
Odiario

Anita Prestes, o legado de um país

Anita Prestes tem dedicado a vida a investigar e documentar a vida de seus pais, Luís Carlos Prestes e Olga Benario, figuras quase míticas na história da luta do povo brasileiro. O seu notável trabalho de historiadora e a firmeza e coerência do seu percurso político pessoal são uma muito valiosa prossecução do legado que recebeu.

Odiario
Odiario

Apocalipse: RTP

António Santos    26.Ene.17    Outros autores

Recentemente, explodiu nas televisões americanas um novo tipo de «documentário» a que chamam docufiction. Ficção apresentada como se abordasse uma realidade factual. É o caso da série da RTP dedicada a Stáline. Uma fraude documental com um objectivo ideológico preciso, no ano em que se celebra o centenário da Revolução de Outubro. A RTP, paga por todos nós, dá tempo de antena a propaganda que os nazis não desdenhariam.

Odiario
Odiario
Entrevista a Noam Chomsky, académico e activista americano

A evolução da linguagem: perspectiva biolinguística

Noam ChomskyO tema desta entrevista sai aparentemente fora do âmbito habitual dos artigos publicados por o diário.info. Mas, para além do seu óbvio interesse científico, muito do que é dito comporta elementos fundamentais acerca da natureza e especificidade dos humanos e da fundamental unidade na evolução da espécie. Compreende-se assim a aversão da direita reaccionária a Darwin e a Chomsky.

Odiario