Artículos de: Abril, 2017

Odiario

O Programa de Estabilidade 2017-2021 do Governo PS: redução do défice à custa do crescimento económico e dos salários da Função Pública

Eugénio Rosa    29.Abr.17    Outros autores

O Programa de Estabilidade 2017-2021 tem como objectivo principal passar do défice orçamental de -2% do PIB em 2016, para um superavit orçamental de +1,3% do PIB em 2021. Para isso o investimento público corresponderá apenas a cerca de metade daquilo que o governo prevê despender com o pagamento de juros da divida pública; e os salários dos trabalhadores da Função Pública, congelados desde 2010, permanecerão congelados até 2021, embora o governo estime que os preços aumentem 8,9% neste período. Em percentagem do PIB, verificar-se-á uma redução de 7,5% da despesa pública total e uma diminuição de 6,3% na despesa pública com prestações sociais. O governo pretende ir ainda mais longe do que aquilo que Bruxelas impõe.

Odiario
Odiario

Notas sobre Jean-Baptiste Say
Concepção da Economia em geral e posição face à escravatura em especial

Remy Herrera*    28.Abr.17    Outros autores

Uma análise crítica do pensamento de Jean-Baptiste Say (1767/1832). Aborda a sua concepção geral da economia, especialmente sobre as definições do valor, do capital ou do equilíbrio da oferta e da procura sobre os mercados («Lei dos Mercados»). Aborda também uma questão menos conhecida, a das posições adoptadas por Say sobre a escravatura (e sobre as colónias).

Odiario
Odiario

Encontros que a memória guarda* - Um livro do Embaixador Alfredo Duarte Costa

Quando do falecimento de Fidel Castro, odiario.info publicou um belo texto do ex. embaixador de Portugal em Cuba, Alfredo Duarte Costa sobre a figura do grande revolucionário. Socialista de esquerda, é um homem de carácter, intelectualmente íntegro, condição que lhe permite compreender, admirar, e construir fortes relações de entendimento e amizade com homens e mulheres cujas trajectórias pessoais e opções políticas e ideológicas são divergentes das suas. O livro agora publicado é disso testemunho.

Odiario
Odiario

A partir da Europa, armas estado-unidenses para a guerra contra Síria e Iémen

Manlio Dinucci    26.Abr.17    Outros autores

Como é habitual, um bem informado texto de Dinucci acrescenta novos elementos acerca da logística da escalada da guerra dos EUA no Médio Oriente. Uma intervenção criminosa, um chorudo negócio para alguns, uma tragédia sem fim à vista para os países e povos agredidos.

Odiario
Odiario

Mais de 40 mil juízes e Ministério Público posicionam-se contra Reforma trabalhista

No Brasil pós-golpe, a ofensiva reaccionária não encontra apenas oposição entre os trabalhadores e as populações. Organizações de quadros - nomeadamente as ligadas à Justiça e ao Direito - tomam posição denunciando como violador da jurisprudência e da lei o projecto do governo Temer de retirada de direitos laborais.

Odiario
Odiario
Nota dos Editores

Macron e Le Pen na segunda volta

Os Editores    24.Abr.17    Editores
Odiario