Artículos de: Julio, 2017

Odiario

Pós-Plebiscito: Violência, Governo paralelo, e depois?

Marco Teruggi*    26.Jul.17    Outros autores

Esta é uma semana de importantes confrontos na Venezuela. A direita golpista aponta alto, com o anúncio da formação de um governo paralelo e a convocação de uma greve-geral. Mas a demonstração de força que quiseram realizar com o plebiscito saiu-lhes mal. Apoio internacional não lhes falta, e não têm qualquer espécie de escrúpulos. Mas será o povo a ter a última palavra.

Odiario
Odiario

Evgueni Jaldél, vendo o marechal Zhukov

Higinio Polo    24.Jul.17    Outros autores

É universalmente conhecida a fotografia de um soldado levantando a bandeira soviética sobre o edifício do Reichstag em 2 de Maio de 1945. Mas é menos conhecido o autor dessa fotografia, o grande fotógrafo soviético Yevgueni Jaldél, que este ano faria cem anos, como a Revolução de Outubro.

Odiario
Odiario

“As novas e velhas máscaras da terceirização no capitalismo contemporâneo”

Tem-se assistido a um duplo processo de desindustrialização no capitalismo desenvolvido e industrialização no capitalismo em desenvolvimento. A deslocalização da indústria transformadora e o deslocamento de determinadas etapas do processo produtivo das empresas dos países desenvolvidos para a periferia do capitalismo, em especial a Ásia, transformaram esta região numa importante recebedora de investimento directo, o que acarretou a difusão acelerada do progresso técnico. Para os trabalhadores a tendência é outra: trabalho temporário ou de jornada reduzida, diminuição do custo salarial, salários estagnados, maior desigualdade económica.

Odiario
Odiario

China e África estreitam relações*

As peças do complexo xadrez geoestratégico mundial continuam em movimento. A notícia do estabelecimento de uma base de apoio do Exército de Libertação Popular chinês no Djibuti é decerto um elemento muito relevante nesses termos.

Odiario
Odiario

Votação histórica na ONU pela proibição das armas nucleares

A conferência da Organização das Nações Unidas para a negociação de um tratado de proibição das armas nucleares aprovou o respectivo tratado com um único voto contra. Os países membros da NATO estiveram quase na totalidade ausentes incluindo o governo português, que prefere alinhar com essa aliança agressiva em vez de dar cumprimento à Constituição da República.

Odiario
Odiario

A Palestina é ainda a questão

John Pilger    20.Jul.17    Outros autores

«O que enraivece quem coloniza e ocupa, rouba e oprime, vandaliza e destrói é a recusa das vítimas em obedecer. E é este o tributo que todos devíamos pagar aos palestinianos. Recusam obedecer. Continuam. Esperam. Até lutarem de novo. E fazem isso, mesmo quando os que os governam colaboram com os opressores.»

Odiario
Odiario

A Lenin Moreno parece urgente distanciar-se de Rafael Correa

Dax Toscano Segovia    19.Jul.17    Outros autores

Já em Fevereiro deste ano, em Nota dos Editores, odiario.info manifestava apreensão acerca da evolução da situação no Equador após as eleições presidenciais. O candidato de Alianza País, a força política a que pertence Rafael Correa, venceu Guillermo Lasso, candidato da direita. Mas o seu desempenho como presidente parece até ao momento confirmar as apreensões então manifestadas

Odiario