Artículos de: Julio, 2017

Odiario

Anti-sionismo e anti-semitismo não são a mesma coisa

Shlomo Sand    31.Jul.17    Outros autores

O centrista Emmanuel Macron, manifesta-se em tudo como um homem de direita. No discurso pronunciado na comemoração do 75.o aniversário da rusga do Velódromo de Inverno, em 16 de Julho de 2107 - na presença de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel exprimiu a desonesta fórmula que consagra a capitulação final perante o sionismo: identificar o anti-sionismo com o anti-semitismo.

Odiario
Odiario

Venezuela: compromisso dominical

Esta Assembleia que se vai eleger não poderá resolver os mais importantes problemas do país, mas será um valioso instrumento para a solução de muitos desses problemas, como os especulativos e extravagantes preços que todos os dias sobem e se estão a tornar insuportáveis. Se a ANC puser um travão à subida dos preços, se estabelecer severas sanções aos seus responsáveis e contribuir para promover o diálogo, reconstruir a paz e tranquilidade dos venezuelanos, terá valido a pena elegê-la.

Odiario
Odiario

Um sistema fiscal que agrava desigualdades, que favorece o capital e prejudica o trabalho, e que não respeita a constituição da República.

Os Editores    29.Jul.17    Outros autores

A repartição primária do rendimento entre o Trabalho e o Capital em Portugal é cada vez mais desfavorável ao Trabalho. Em 2008, os “Ordenados e salários” representavam 36,6% do PIB e, em 2016, essa percentagem tinha diminuído para apenas 34,2%, enquanto o Excedente Bruto de Exploração, de que as empresas se apropriam, aumentou no mesmo período de 40,6% do PIB para 42,8% do PIB.
Os trabalhadores, embora constituam a esmagadora maioria da população produtiva do país, recebem uma parte cada vez menor da riqueza que criam. E para isso contribui também o sistema fiscal português que, contrariamente ao que dispõe a Constituição da República, tem sido um instrumento utilizado para agravar a repartição primária dos rendimentos, penalizando as classes de menores rendimentos e protegendo e favorecendo os mais ricos.

Odiario
Odiario

Pós-Plebiscito: Violência, Governo paralelo, e depois?

Marco Teruggi*    26.Jul.17    Outros autores

Esta é uma semana de importantes confrontos na Venezuela. A direita golpista aponta alto, com o anúncio da formação de um governo paralelo e a convocação de uma greve-geral. Mas a demonstração de força que quiseram realizar com o plebiscito saiu-lhes mal. Apoio internacional não lhes falta, e não têm qualquer espécie de escrúpulos. Mas será o povo a ter a última palavra.

Odiario
Odiario

Evgueni Jaldél, vendo o marechal Zhukov

Higinio Polo    24.Jul.17    Outros autores

É universalmente conhecida a fotografia de um soldado levantando a bandeira soviética sobre o edifício do Reichstag em 2 de Maio de 1945. Mas é menos conhecido o autor dessa fotografia, o grande fotógrafo soviético Yevgueni Jaldél, que este ano faria cem anos, como a Revolução de Outubro.

Odiario
Odiario

“As novas e velhas máscaras da terceirização no capitalismo contemporâneo”

Tem-se assistido a um duplo processo de desindustrialização no capitalismo desenvolvido e industrialização no capitalismo em desenvolvimento. A deslocalização da indústria transformadora e o deslocamento de determinadas etapas do processo produtivo das empresas dos países desenvolvidos para a periferia do capitalismo, em especial a Ásia, transformaram esta região numa importante recebedora de investimento directo, o que acarretou a difusão acelerada do progresso técnico. Para os trabalhadores a tendência é outra: trabalho temporário ou de jornada reduzida, diminuição do custo salarial, salários estagnados, maior desigualdade económica.

Odiario