Autor: “ Domenico Losurdo”

Odiario

Estaline e Hitler: irmãos gémeos ou inimigos mortais?

Domenico Losurdo*    12.Oct.17    Colaboradores

A reaccionária teoria do “totalitarismo” procura associar Hitler e Stáline e, em termos gerais, comunismo e fascismo. Este lúcido texto demonstra não só falsidade histórica da assimilação entre essas duas figuras como as reais afinidades entre as concepções do nazismo e as das outras potências coloniais, e as doutrinas racistas – nomeadamente da “supremacia branca,” ainda com tão forte expressão nos EUA dos dias de hoje. Nenhuma falsificação histórica ou teórica pode ocultar que é à URSS que se deve, no fundamental, a derrota do nazi-fascismo.

Odiario
Odiario

A “democracia para o povo dos senhores”, no passado e no presente

Domenico Losurdo*    12.Jun.13    Colaboradores

Domenico Losurdo Com exemplos simples que vão do início da revolução burguesa até ao quotidiano de todos nós, Losurdo explica-nos por que as “democracias ocidentais”, tal como a democracia na Grécia Antiga, não passaram de “democracia para o povo dos senhores”, da qual a maioria fica apartada, por vezes sem dar conta de que todos os cidadãos são iguais, só que uns são mais iguais que a minoria…

Odiario
Odiario

Comunismo: um gigantesco processo de emancipação ainda longe de concluído

Domenico Losurdo [*]    22.Feb.13    Colaboradores

Domenico LosurdoAproxima-se o centenário da grande revolução de Outubro. Como acontece muitas vezes com revoluções, aquela principiada há aproximadamente um século seguiu um percurso completamente imprevisto. Estamos em todo caso na presença de um gigantesco processo de emancipação que modificou a face da Terra e que está bem longe de ter chegado à sua conclusão.

Odiario
Odiario

A razão à prova das grandes crises históricas

Domenico Losurdo [*]    06.Feb.13    Colaboradores

Domenico LosurdoA leitura psicopatologisante das grandes crises históricas permite por um lado liquidar como uma expressão de loucura o gigantesco processo de emancipação que vai da Revolução Francesa (das Luzes mesmo) à Revolução de Outubro; por outro lado, ela atribui o Terceiro Reich a uma personalidade doente individual (Hitler), absolvendo indirectamente o sistema político-social e a tradição ideológica que o produziram. A crítica da leitura psisopatologisante das grandes crises históricas é um hoje um dever essencial da crítica da ideologia e da luta pela razão.

Odiario
Odiario

Uri Avnery: como a “esquerda pós-sionista” apoia a intervenção imperialista na Líbia

Domenico Losurdo*    26.Dic.11    Colaboradores

Domenico LosurdoUri Avnery define-se como um «pós-sionista». Fundou o Bloco da Paz (Gush Shalom) e milita a favor da “solução dos dois Estados (Israel e Palestina)”. Confirma-se como partidário do dispositivo militar estado-unidense/israelita no Médio Oriente. Apresentado como um ícone da esquerda radical israelita, Uri Avnery quereria ao mesmo tempo salvar o projecto sionista e reduzir o sofrimento dos palestinos. E, por outro lado, apoia a colonização da Líbia, desde que inclua um alibi humanitário.

Odiario
Odiario

OS Discípulos de Goebbels Contra a Síria

Domenico Losurdo    04.Dic.11    Colaboradores

Domenico LosurdoNão há quaisquer dúvidas de que Goebbels, o pérfido e brilhante ministro do III Reich, deixou escola. Há que reconhecer, aliás, que os seus discípulos de Washington e Bruxelas conseguiram superar o nunca olvidado mestre.

Odiario
Odiario
Reconstruir o partido comunista, unir a esquerda, bater a direita

Intervenção no 6º congresso nacional do PdCI (Partito dei Comunisti Italiani)

Domenico Losurdo    12.Nov.11    Colaboradores

Odiario