Autor: “.”

Odiario

Argentina: Aumentam os preços, congelam os rendimentos populares y dizem que baixa a pobreza…

Julio C. Gambina    04.Abr.18    Outros autores

Na Argentina de Macri todos os indicadores mostram uma política que privilegia o capital especulativo, onde os sectores do imobiliário, da construção e financeiro prosperam, os serviços são privatizados, a inflação dispara e os salários e pensões são severamente contidos. O capital monopolista e neoliberal transnacional no seu esplendor. E uns serviços de estatística que conseguem ver, num tal contexto, a pobreza e a indigência a diminuírem…

Odiario
Odiario

Ácido sulfúrico não pára a História

M. Costa    26.Feb.18    Outros autores

Numa altura em que recrudesce a ofensiva neocolonizadora em África, conduzida tanto por velhas potências coloniais como pelos EUA – a grande potência imperialista que nasceu de uma colónia - é útil recordar alguns factos históricos e alguns dos bárbaros crimes anteriormente cometidos pelas potências colonizadoras. E quem foram e são os aliados dos povos africanos na sua luta de libertação.

Odiario
Odiario

A dissertação de EVO sobre a verdade

Carlos A. Villalba*    15.Sep.17    Outros autores

“Só entre o ano de 1503 e 1660 chegaram a S. Lucas de Barrameda 185 mil kilos de ouro e 16 milhões de kilos de prata provenientes da América». Que «devem ser considerados como o primeiro de muitos outros empréstimos amigáveis da América, destinados ao desenvolvimento da Europa”.

Odiario
Odiario

Por detrás da súbita morte da guerra secreta de $1 milhão de milhões na Síria

A publicação deste artigo do New York Times justifica-se a vários títulos. O mais importante é constatar a franqueza e a naturalidade com que se relata o planeamento e o enorme financiamento das criminosas acções encobertas da CIA e do Pentágono contra países soberanos. A irresponsabilidade com que são alimentados e desencadeados conflitos cuja evolução é imprevisível e incontrolável. A completa omissão de referência à destruição resultante e ao número de vítimas civis. E não deixa de ser também de registar o esforço do NYT para desvincular a administração Obama e a própria CIA dos monstruosos crimes cometidos no terreno.

Odiario
Odiario

Argentina: Títulos de dívida pública a 100 anos

Julio C. Gambina*    01.Jul.17    Colaboradores

Na Argentina o governo Macri procura desenvolver o seu caminho de retrocesso num quadro social e político complexo marcado pela perspectiva de eleições parlamentares. Enquanto as forças da burguesia disputam entre si – em ambiente de crise - quem estará em melhores condições de tornar governável o capitalismo no país, a incerta alternativa popular dificilmente encontrará a curto ou médio prazo condições para enfrentar as dificuldades que aí vêm.

Odiario
Odiario

Sobre o 1º de Maio, dia internacional dos trabalhadores

Júlio C. Gambina*    31.May.17    Colaboradores

Uma reflexão sobre a situação dos trabalhadores, da sua organização e dos seus objectivos de luta que, estando particularmente centrada sobre a América Latina e sobre a Argentina em especial, coloca questões que são de carácter mais geral. Não tanto no que diz respeito aos trabalhadores, cujo movimento e organização apresenta traços muito diferenciados, mas no que diz respeito ao capitalismo, que em todo o lado e do mesmo modo explora, empobrece, e desorganiza os trabalhadores e polui e devasta o ambiente e a natureza.

Odiario
Odiario

Comentários à campanha contra a insegurança de emprego na ciência

O Prof. Seiji Yuasa, destacado membro da FMTC, dá-nos uma informação acerca da grave situação dos trabalhadores científicos no Japão. E o artigo tem uma dupla importância porque, identificando problemas num país de elevado desenvolvimento técnico e científico, mostra como eles são no essencial idênticos aos problemas dos trabalhadores científicos em Portugal. Os problemas com que uns e outros se defrontam não resultam de diferentes níveis de desenvolvimento mas de um sistema – o capitalismo – que reduz a ciência a mercadoria, e aplica ao trabalho na ciência os mesmos padrões de exploração que aplica a qualquer outro trabalho.

Odiario