Autor: “António Santos”

Odiario

Capitalismo opiómano*

António Santos    17.Ago.17    Outros autores

Os EUA atravessam a pior epidemia de toxicodependência da sua história, onde 170 pessoas morrem diariamente de overdose. Uma estatística lúgubre que aumentou 400 por cento desde 1999, 800 por cento em estados como o Ohio, 1500 por cento em cidades pobres como Huntington, na Virgínia Ocidental, onde um em cada dez bebés já nasce toxicodependente. A droga responsável pela nova tragédia não atravessa clandestinamente a fronteira com o México. É receitada em consultórios médicos e comprada legalmente nas farmácias.

Odiario
Odiario

5 mentiras do BE sobre a Constituinte Venezuelana

António Santos    07.Ago.17    Outros autores

Em qualquer debate são possíveis opiniões divergentes. Mas, por parte de uma formação que se diz de esquerda como o BE, deveria esperar-se que essas opiniões fossem seriamente fundamentadas. Mas em relação à Venezuela – e a outras importantes matérias – começa a ser corrente ver o BE recorrer a falsidades. As mesmas, aliás, que a direita mais trauliteira utiliza. Gozam de uma benévola cobertura mediática dos media que temos. E cada vez se compreende melhor porquê.

Odiario
Odiario

Uma factura vale mais que mil palavras*

António Santos    04.Ago.17    Outros autores

Nos EUA, com o “Obamacare” em vigor ou com o ainda pior “Trumpcare”, o acesso à saúde é para os privilegiados que a podem pagar, nomeadamente através dos seguros de saúde que embolsam milhões dessa forma desumana. Este artigo informa-nos de um caso, que será idêntico ao de milhões de norte-americanos.

Odiario
Odiario

Um pequeno incidente no condado Cobb*

António Santos    15.Jul.17    Outros autores

Talvez se trate de um pequeno incidente. Mas acrescenta mais alguns detalhes concretos sobre o desespero dos pobres e excluídos na maior potência imperialista do mundo. E sobre uma das formas como o seu grito desesperado é atendido.

Odiario
Odiario

Quebeque ilegaliza greve*

António Santos    02.Jun.17    Outros autores

Para quem tenda a esquecer-se de que mesmo a mais democrática das democracias burguesas será sempre uma ditadura da burguesia, a classe dominante encarrega-se de recordar esse facto. O que se passa no Quebeque com a ilegalização do direito à greve é quase uma rotina: desde 2010 pelo menos 11 greves foram proibidas no Canadá.

Odiario
Odiario

ComeyGate os dois lados do mesmo portão*

António Santos    20.May.17    Outros autores

A eleição de Trump lançou a tão elogiada “democracia norte-americana” em forte convulsão interna. Ainda o homem não tinha tomado posse e já corriam manobras para o pôr a andar. A mais recente tem a ver com o despedimento do director do FBI, James Comey, e o eixo comum desta fortíssima campanha político-mediática é o histérico agitar do velho fantasma russófobo.

Odiario
Odiario

Greve contra o monopólio*

António Santos    23.Abr.17    Outros autores

Nos EUA, ter organização sindical numa empresa já constitui um enorme feito dos trabalhadores. Se os trabalhadores organizados empreendem uma luta que dura desde 28 de Março, é caso para celebrar em ainda maior escala. Nem mesmo os poderosíssimos monopólios dos EUA podem empreender uma ofensiva de classe sem defrontar uma resposta de classe.

Odiario