Autor: “António Santos”

Odiario

Os lugares onde Marcelo não vai

António Santos    18.Ene.18    Outros autores

Marcelo parece omnipresente. E nas televisões ainda mais. Mas por detrás dessa aparência há uma outra realidade, onde não o irão decerto apanhar a tirar “selfies.” É onde houver trabalhadores em luta, como as operárias da Gramax, ou os professores, ou os enfermeiros, ou os operários da Autoeuropa. Aí os seus “afectos” não têm lugar.

Odiario
Odiario

Lomustina 2018

António Santos    14.Ene.18    Outros autores

Um exemplo, entre muitos outros possíveis, de como o capitalismo transforma a saúde de direito em chorudo negócio. Um tumor cerebral não é uma grave doença: é um “nicho de mercado.”

Odiario
Odiario

Vertigem obscurantista*

António Santos    17.Dic.17    Outros autores

A presidência Trump e a sua administração estão velozmente a alterar – para ainda pior - a sociedade norte-americana. Alterações orgânicas e ideológicas tão reais como o recrudescimento do obscurantismo, a ofensiva de classe contra os trabalhadores ou a crescente agressividade imperialista. Se fosse só nos EUA, já seria preocupante. Mas esta gente está no poder na potência hegemónica do capitalismo global. E a actual prosperidade bolsista mostra que o grande capital se dá bem colocando o mundo à beira do abismo.

Odiario
Odiario

A educação como contrato de servidão*

António Santos    01.Dic.17    Outros autores

Em capitalismo tudo se torna mercadoria, incluindo direitos fundamentais como a Educação e a Saúde. Nos EUA, quem queira prosseguir estudos superiores e não seja (muito) rico tem de contrair empréstimos exorbitantes: o custo de uma licenciatura ronda os 80 mil dólares. Daqui resulta, entre outras coisas, um endividamento que muitos acabam por incumprir, ficando assim, como os servos da gleba feudais, nas mãos dos seus credores.

Odiario
Odiario

A ignorada revolta haitiana*

António Santos    03.Nov.17    Outros autores

No Haiti, um dos mais pobres e desiguais países do mundo, levanta-se um movimento popular contra o corrupto regime de Jovenel Moïse, o lacaio do imperialismo de serviço. Afrontando a repressão, transformou-se em mobilização nacional contra a doutrina neoliberal, em clamor popular pela soberania, em exigência de demissão do governo.

Odiario
Odiario

Só o fogo cheira a fogo*

António Santos    24.Oct.17    Outros autores

Também na Califórnia se verificaram enormes fogos florestais. Tanto quanto se sabe, para além da seca extrema e outras condições naturais adversas, o responsável directo é um pirómano contumaz e conhecido das autoridades: a Pacific Gas and Electric Company (PG&E), o monopólio privado que detém toda a rede eléctrica californiana.

Odiario
Odiario

Brancos, ricos e perigosos*

António Santos    07.Oct.17    Outros autores

O recente massacre de Las Vegas é apenas mais um. Nos EUA houve 1515 ataques deste tipo nos últimos 1735 dias. Só em 2016, foram 383 tiroteios, mais do que um por dia, contra vítimas aleatórias, fazendo mais de 15 mil mortos num só ano. No que já vai de 2017, as estatísticas não são menos sombrias: 273 tiroteios em massa, quase todos sem razão aparente e levados a cabo por «lobos solitários». A questão é que 273 «lobos solitários» são uma alcateia.

Odiario