Autor: “Carlos Aznárez”

Odiario

Haiti
Uma revolta popular anti-imperialista

«… Os ventos libertários de 1804 (data da independência do Haiti, 1º país negro independente do mundo) que iluminaram as lutas de independência posteriores…» na realidade começaram em 1794, com a revolta dos escravos e continuaram com sucessos e derrotas até aos nossos dias. No passado dia 7 de Fevereiro de 2016 os haitianos tiveram mais uma vitória – o presidente Michell Martelly foi obrigado a demitir-se. É assim a vida dos povos: quem luta às vezes vence, quem não luta perde sempre…

Odiario
Odiario

Felipe está para Obama como Obama está para Rajoy

Carlos Aznárez    08.Abr.15    Outros autores

O papel da Espanha é complementar do dos EUA na coordenação e incentivo à iniciativa reaccionária visando o ataque aos regimes progressistas na América Latina. O fascistóide Aznar tem desempenhado um papel destacado na conspiração. Mas, dos caducos PP e PSOE ao “promissor” PODEMOS, todos participam no actual coro de ataques contra a revolução bolivariana.

Odiario
Odiario

Eleições colombianas: O grande vencedor é a abstenção

Carlos Aznárez    28.May.14    Outros autores

Realizou-se no passado domingo a primeira volta das eleições presidenciais na Colômbia. A abstenção ultrapassou os 60%. Nenhum candidato obteve maioria absoluta. Passam à 2ª volta os candidatos da direita e da extrema-direita, com uma diferença de votos entre si de pouco mais de 300 mil votos. Os dois irão disputar os mais de 3 milhões de votos dos candidatos excluídos. Será certamente um novo festival de enganos e falsas promessas, e o povo colombiano continuará a voltar-lhes as costas.

Odiario
Odiario
Entrevista com Jorge Zabalza, histórico ex dirigente Tupamaro do Uruguai

“Se a Frente Ampla com Mujica já está à direita, o que vem agora com Tabaré vai ser pior”.

No Uruguai, como em outros lados, governantes com um discurso de esquerda governam à direita. E, como diz Zabalza, “o que realmente determina na América Latina é o tema do imperialismo”. Num quadro de intensificação da ofensiva imperialista contra os processos progressistas ali em curso, parte determinante da definição da correlação de forças está nos povos destes países. Porque estes governos já se sabe para que lado cairão.

Odiario
Odiario

Uma nota de urgência para testemunhar a solidariedade incondicional com a Venezuela Bolivariana
Amuay: o dia em que o valente povo voltou a vencer os pregoeiros da morte

Carlos Aznárez*    18.Oct.12    Outros autores

Carlos AznárezEste texto refere-se aos trágicos acontecimentos na refinaria de Amuay na, pouco antes das eleições que se traduziram em tão vitória do processo bolivariano. Mas não perdeu oportunidade. Pelo contrário, acrescenta mais elementos – políticos, mas também éticos - para a compreensão do profundo enraizamento desse processo no povo venezuelano.

Odiario
Odiario

Paraguai: outro golpe engendrado pelo Império

Carlos Aznárez*    24.Jun.12    Outros autores

Carlos AznárezO golpe de palácio que derrubou o presidente Lugo não é apenas produto de uma manobra dos sectores mais retrógrados da política local, firmemente ancorados nas ideias da ditadura stroessnista, que governou o país durante 35 anos e prolongou a sua presença nos governos que lhe sucederam. Surge também como resultado de uma estratégia ofensiva que o imperialismo norte-americano vem desenvolvendo em todo o continente.

Odiario