Autor: “Claudio Katz*”

Odiario

A atribulada estreia de Trump

Claudio Katz*    13.Mar.17    Outros autores

Claudio KatzTrump abre uma viragem de alcance global. O epicentro da crise situa-se, pela primeira vez, na principal potência do planeta. Da mesma forma que ninguém imaginou a derrota da União Soviética ou a conversão da China em potência económica, também não houve previsão da monumental mutação em curso.

Odiario
Odiario

Verdades e mentiras sobre a Cimeira das Américas **

Claudio Katz*    23.Abr.15    Outros autores

Claudio KatzO ponto crítico da América Latina, actualmente, não se situa na resistência aos Estados Unidos. O maior problema radica na estabilização de modelos capitalistas adversos às aspirações das maiorias populares. A significativa soberania política alcançada pela América Latina nos últimos anos não é sustentável com orientações económicas regressivas. Só um caminho de ruptura total com o neoliberalismo, o protagonismo popular, a radicalização política e o confronto com a classe capitalista pode pavimentar o caminho até à Segunda Independência.

Odiario
Odiario

A América Latina frente à crise global

Claudio Katz*    19.Jul.09    Outros autores

Claudio Katz
“A América Latina cumpriu um papel de vanguarda na resistência contra o neoliberalismo, mas a crise atual projeta outro desafio: ocupar um papel avançado na batalha contra o capitalismo. Este sistema é o responsável pelos descalabros atuais e sua continuidade exigirá maiores sofrimentos populares”.

Odiario
Odiario

As encruzilhadas do nacionalismo radical*

Claudio Katz**    13.Ene.08    Outros autores

“Os capitalistas mantêm o domínio da economia na Venezuela, na Bolívia e no Equador, tal como ocorreu no Chile naquela época. Se em lugar de avançar para a construção de um poder popular se aceitam os condicionamentos do establishment, reaparecerá o desconcerto que afogou a experiência chilena. Há que afrontar de forma consequente as resistências que opõem os dominadores através de um caminho anticapitalista”

Odiario