Autor: “Correia da Fonseca*”

Odiario

Semear nas águas

Correia da Fonseca*    12.Jun.16    Colaboradores

É este o 2º texto de Correia da Fonseca sobre as «Conversas do Tempo da Outra Senhora», título genérico de uma série de programas sobre a luta contra o fascismo em Portugal onde, como é sabido, o Partido Comunista Português assumiu o grosso das despesas. Não escondendo o facto, o canal público transmite os programas perto da meia-noite, assegurando-se assim que não vão ter grande audiência…
Como sempre, a clareza de pensamento de Correia da Fonseca é servida por uma bela e fluente prosa, que nos vem recordar a dívida, ainda em aberto, para com o movimento neo-realista português, de que os passeios no Tejo foram um preâmbulo.
Tivessem as pessoas da RTP – os que por ela dão a cara e também e principalmente os que a escondem – um pingo de vergonha e a dívida já estaria liquidada.

Odiario
Odiario

Elas

Correia da Fonseca*    03.Jun.16    Colaboradores

«Estórias do tempo da Outra Senhora» é o título genérico de uma série de programas que a RTP2 vem transmitindo em horário tardio para não perturbar a tranquilidade dos amigos e serventuários do «anterior regime» (um dos eufemismos com que eles pretendem adoçar o fascismo).
Neste texto, Correia da Fonseca fala-nos do programa da passada 2ª feira, onde Teodósia Gregório e Margarida Tengarrinha, protagonistas destacadas da vida clandestina, nos falam da sua rica e admirável vivência na luta antifascista.

Odiario
Odiario

O melhor de todos

Correia da Fonseca*    24.Ago.13    Colaboradores

O ministro da Saúde, dr. Paulo Macedo, é geralmente catalogado como o melhor dos ministros de Passos Coelho. Neste texto, Correia da Fonseca desmonta essa mediática campanha com destaque televisivoe pergunta:
« se, como tem sido repetido, é condenável que um ministro vulgar minta a deputados em sessão de inquérito parlamentar, o que deve dizer-se quando o melhor dos ministros mente ao país inteiro?»

Odiario
Odiario

A vencedora

Correia da Fonseca*    12.Jun.11    Colaboradores

Correia da FonsecaNas recentes eleições, mais uma vez, ficou a nu a falácia do “4ª poder”. A comunicação social, dominada pelos grandes grupos financeiros e económicos, não é mais do que o servil braço mediático dos seus interesses. E isso inclui o dito “serviço público”.

Odiario
Odiario

Crime e mistério em Nova Iorque

Correia da Fonseca*    04.Jun.11    Colaboradores

Correia da FonsecaO Caso Strauss-Kahn está a ficar aparentemente esquecido pelo universo mediático em que todos estamos mais ou menos mergulhados. Mas as interrogações que coloca merecem que se continue a pensar nele.

Odiario
Odiario

Quando a terra treme

Correia da Fonseca*    31.May.11    Colaboradores

Correia da FonsecaHá abalos sísmicos, e há abalos sociais igualmente violentos. Uma reportagem mostrou-nos alguns casos de quem perdeu a casa onde habitava, ou está condenado a perdê-la, exactamente por efeito do sismo que já está a percorrer o País de lés-a-lés e que ameaça agravar-se a partir do próximo mês de Junho se nada for feito para travá-lo.

Odiario
Odiario

Eduardo Mãos de Patrão

Correia da Fonseca*    27.May.11    Colaboradores

Correia da FonsecaA cavalgada de espoliação dos trabalhadores tem em Catroga uma das luminárias e no PSD um dos instrumentos. A redução da chamada Taxa Social Única que defendem será uma espécie de subscrição nacional em favor dos patrões, todos ou alguns.

Odiario