Autor: “José Paulo Netto*”

Odiario

Cunhal e a luta em defesa do papel de vanguarda do PCP

José Paulo Netto*    23.Ene.13    Destaques

José Paulo NettoPublicamos hoje o primeiro de um conjunto de artigos que se inserem na comemoração do centenário de Álvaro Cunhal. Em texto inédito, José Paulo Netto* estuda a trajectória do histórico dirigente revolucionário, a sua luta intransigente e permanente contra os desvios de direita e o oportunismo burguês no seio do movimento comunista e do próprio PCP, o seu papel central no desenvolvimento de uma teoria da revolução portuguesa.

Odiario
Odiario
III Encontro Civilização ou Barbárie

Uma face contemporânea da barbarie

José Paulo Netto*    03.Dic.10    Serpa 2010

José Paulo Netto

Odiario
Odiario

Documentos
Sobre a estratégia e tática da
Revolução Brasileira

José Paulo Netto*    18.Oct.09    Outros autores

José Paulo NettoO Partido Comunista Brasileiro (PCB) promoveu um amplo debate na esquerda revolucionária, no âmbito do seu XIV Congresso Nacional que se realizou de 9 a 12 de outubro de 2009.
Entre outros, participaram neste debate que se realizou em 24 de Setembro de 2009, o professor Mauro Iasi, membro do Comitê Central do PCB, Anita Leocádia Prestes, José Paulo Netto e Virginia Fontes, todos eles Professores univesitários, que apresentaram seus pontos de vista sobre a principal Tese ao Congresso, A Estratégia e a Tática da Revolução Brasileira.
O debate realizou-se no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Odiario
Odiario

De como não ler Marx ou o Marx de Sousa Santos**

José Paulo Netto*    17.Sep.08    Outros autores

JOSE PAULOSousa Santos, um sociólogo erudito e prolixo, cultiva uma imagem progressista fundamentalmente enganadora. A sua influência suporta-se em retórica em circuito fechado no seio académico, e em suposta sabedoria transcendente na arena do circuito dos movimentos sociais. É um sociólogo que fez a sua opção de classe e nela milita, do lado dos opressores, supostamente eruditos, contra os oprimidos, supostamente intelectualmente destituídos. Neste ensaio, o Prof. brasileiro José Paulo Netto arranca-lhe a máscara.

Odiario