Autor: “Michael T. Klare*”

Odiario

O colapso da velha ordem baseada no Petróleo

Michael T. Klare*    09.Jun.16    Outros autores

A crise financeira, a crise económica, a crise moral, a crise da justiça, a crise social…, são facetas da crise estrutural do sistema do capital, indesmentível nos EUA e na Europa, espraiando-se hoje por todo o mundo.
É por isso que dia após dia, acontecimento após acontecimento, os analistas veem frustradas as esperanças no início da recuperação do sistema – como a crise do sistema do capital é na sua estrutura ela não poderá ser resolvida sem ao fundo do sistema, à sua estrutura…
Neste bem informado texto de Michael T. Klare analisam-se as causas imediatas do insucesso da reunião da Organização dos Países Produtores de Petróleo e dos principais países produtores que não são da OPEP em Doha e prevê-se o colapso da «velha ordem baseada no petróleo»… E o que acontece ao sistema que criou esta «velha ordem»?

Odiario
Odiario

Corrida ao Petróleo
Põe em perigo o Planeta

Michael T. Klare*    13.Jun.10    Outros autores

Michael T. Klare“… quer venha a ser determinada ou não a causa imediata da explosão [na plataforma da BP no Golfo do México], não há dúvidas quanto à causa subjacente: a tendência, apoiada pelo governo, de explorar as reservas de petróleo e de gás natural em ambientes extremamente difíceis e em condições de operação cada vez mais arriscadas.”

Odiario
Odiario

Dominío mundial dos recursos está a transferir-se dos EUA para a China?

Michael T. Klare*    12.Abr.10    Colaboradores

Michael T. Klare
“Talvez mais do que quaisquer outros desenvolvimentos, a euforia de compras globais da China revela como o equilíbrio do poder mundial está a mudar-se do Ocidente para o Oriente.”

Odiario
Odiario

O petróleo em 2009:
Cuidado com o que desejas

Michael T. Klare*    15.Feb.09    Outros autores

Michael T. Klare“…Os preços [do petróleo] voltarão a subir um ano destes, com rapidez e batendo novas marcas. Nesse momento, enfrentaremos o tipo de problemas que sofremos na Primavera e Verão de 2008, quando uma aguda procura e uma oferta insuficiente propulsionaram os custos do petróleo até ao céu. Entretanto, é importante recordar que, mesmo com preços tão baixos como os que agora temos, não podemos fugir das consequências da nossa adição ao petróleo.”

Odiario
Odiario

Imperialismo. A nova geopolítica da energia.

Michael T. Klare*    23.Jun.08    Outros autores

Neste texto, Michael T Klare, analisa os perigos de novas guerras e debruça-se sobre a perigosa e agressiva, mas pouco noticiada, corrida armamentista já em curso. Tudo isto, “num momento em que as reservas mundiais de petróleo, gás natural, urânio e minerais industriais chave, como o cobre e o cobalto, começam a diminuir e a demanda desses mesmos recursos está a crescer, as maiores potências mundiais desesperam por conseguir o controle sobre o que fica das reservas por explorar”.

Odiario
Odiario

A Era da Pós-Abundância

Michael T. Klare*    08.Ene.07    Colaboradores

Michael T. Klare
“A predição é sempre arriscada, e é inteiramente possível que um não antecipado evento como o 11 de Setembro ou a Segunda Guerra Mundial surja e redefina a época corrente. Mas tirando tal calamidade, o fim da abundância global e a resultante escalada pelo controlo dos recursos é certamente a mais marcante característica da emergente paisagem internacional”

Odiario