:: Outros autores

Odiario
Entrevista a William Engdahl

O império EUA, a CIA e as ONG

Ludwig Watzal*    20.Oct.17

Elucidativa entrevista com um estudioso das ONG norte-americanas, nomeadamente as criadas durante a década de 80: “National Endowment for Democracy », “The Freedom House” ou as de Soros, as “Open Society Foundations”, “Instituto para a paz.” Nas palavras de um do seus criadores, tratava-se de «fazer o que a CIA faz, mas de forma privada». Toda a conspiração imperialista desde então ilustra como têm cumprido esse papel.

Odiario
Odiario

O governo descongela as carreiras na Função Pública mas foge a pagar os aumentos daí decorrentes

Eugénio Rosa    18.Oct.17

Na proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2018 fica-se a saber que terá lugar um descongelamento das carreiras da Função Pública e como serão pagos os acréscimos remuneratórios a que os trabalhadores têm direito. O descongelamento é positivo, ainda que envolva apenas metade dos trabalhadores. Mas o facto de os aumentos resultantes não entrarem em vigor na sua totalidade a partir de 1 de Janeiro de 2018 é negativo. A não ser alterada a proposta do governo, os trabalhadores receberão em 2018 menos do que deveriam, e em 2019 a situação será ainda pior. O governo dá com uma mão mas reduz o efeito com a outra.

Odiario
Odiario

A situação na Península da Coreia e a urgente defesa da paz e do desarmamento

«Não é possível compreender os actuais desenvolvimentos na situação da Península da Coreia se não se tiver presente que os EUA promoveram e desencadearam uma guerra brutal na Coreia entre 1950 e 1953, que provocou milhões de mortos e uma imensa destruição, e que, concluído um armistício em 1953, passaram 64 anos sem que tenham dado passos para assinar um acordo de paz»

Odiario
Odiario

A revolta democrática catalã e a reacção de Rajoy

Um bom ponto de situação da evolução verificada desde o referendo de 1 de Outubro. Dois aspectos merecem destaque. Um, que o que está em causa é, no seu conjunto, o regime saído da “transição” de 1978. Outro, que a dinâmica adquirida pelo processo, a reacção repressiva do governo Rajoy, e a tomada de posição anti-autonomista do grande capital catalão vêm constituindo um factor de clarificação interna no movimento soberanista.

Odiario
Odiario

A Venezuela e o governo paralelo

Os EUA prosseguem a sua acção de ingerência e agressão à Venezuela bolivariana, agora com a farsa da constituição de um “governo paralelo”.
É mais uma peça numa criminosa estratégia de há muito posta em andamento. O que continua a revelar-se escandaloso é o largo leque de solidariedades internacionais (incluindo “à esquerda”) que a conspiração imperialista consegue congregar.

Odiario
Odiario

Perigos*

Jorge Cadima    13.Oct.17

As mesmas potências imperialistas que fragmentaram e destroem Estados, da Jugoslávia até à Líbia, manifestam preocupação face à actual crise catalã e apoiam a acção repressiva e violenta do governo de Madrid. Semearam ventos e agora colhem tempestades. É mais um elemento de uma muito perigosa situação internacional, todos os dias atiçada pela irresponsável clique no poder nos EUA.

Odiario
Odiario

O futuro da UE está em jogo na Catalunha

Pepe Escobar    11.Oct.17

Um dos aspectos menos destacados da situação na Catalunha diz respeito ao comportamento da UE, inteiramente alinhada com Rajoy e aprovando a repressão policial que este desencadeou. Seria fácil imaginar a reacção da UE se o drama na Catalunha estivesse a acontecer em terras eurasiáticas distantes e “bárbaras”. O pacífico referendo na Crimeia foi condenado como “ilegal” e ditatorial, ao passo que um ataque violento contra a liberdade de expressão de milhões de pessoas vivendo na UE é tolerado.

Odiario