Artículos de: Enero, 2008


‘’Lula esgotou-se'’ - Entrevista com Dom Tomás Balduíno*
Ex-aliado do PT, bispo diz que governo e movimentos sociais se opõem em temas como biocombustíveis e reforma agrária.



A condenação de Simón Trinidad afasta-nos da Paz*
Numa sentença só possível num arremedo de tribunal, como é tão frequente nos Estados Unidos da América ficar evidenciado em julgamentos políticos, Simón Trinidad das FARC-EP, foi condenado a 60 anos de prisão. Com esta sentença, para além de Simón Trinidad, também o Acordo Humanitário de intercâmbio de prisioneiros entre as FARC e a Colômbia que é uma vez mais condenado.



O desafio e o fardo do tempo histórico*
O trabalho de István Meszaros que hoje publicamos é a Introdução do seu livro « O Desafio e o Fardo do Tempo Histórico», cuja edição em português acaba de ser lançada pela Editora Boitempo, de São Paulo, Brasil. Nessa obra, o eminente marxista húngaro ,nosso amigo e colaborador especial, move-se entre a economia politica, a teoria social e a filosofia para esboçar estratégias de ruptura com o capitalismo. A partir de uma análise lúcida do presente, o autor conclui que a única alternativa à barbárie capitalista será um socialismo de contornos a definir após a aniquilação pelos povos do monstruoso sistema do capital.



E ao Trabalho, no duro
Neste importante discurso, Raul Castro analisa muitos dos problemas que atravessam a sociedade cubana e aponta os caminhos da sua superação.



Por trás dos votos em Obama e Rodham Clinton
As eleições presidenciais permanecem firmemente nas mãos da classe dirigente e dos seus políticos dos dois grandes partidos do capitalismo, os Republicanos e os Democratas. O desfecho das eleições depende estreitamente do montante de dinheiro conseguido pelos candidatos e deixa o vencedor ou a vencedora em dívida para com os doadores da classe dirigente



Gaza: genocidio à vista
Pese o facto de Israel já ter levantado parcialmente o bloqueio, permitindo a passagem de petróleo e alguma ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, este editorial de jornal mexicano La Jornada mantém plena actualidade.



O Regresso do primado
A recente renúncia do Joseph Ratzinguer a usar da palavra na abertura do ano lectivo da universidade romana La Sapienza tem sido motivo de larga controvérsia que, como é frequente em tanta coisa que se refere ao Vaticano, nem sempre é para esclarecer, antes para confundir as questões. Sobre o assunto publicamos textos de Rossana Rossanda e Marina Minicuci.
