Artículos de: 20 Enero 2010

Odiario

EUA fracassam no Haiti

Patrick Cockburn*    20.Ene.10    Outros autores

Patrick Cockburn

A história dos últimos 100 anos do Haiti é a crónica de uma ocupação norte-americana, declarada ou por interpostas pessoas. O chamado «estado falhado» é a consequência de os EUA nunca terem permitido a construção de um aparelho estatal haitiano.
“É triste ouvir jornalistas que acorreram ao Haiti no seguimento do tremor de terra darem explicações tão enganosas e mesmo racistas sobre porque são os haitianos tão pobres e vivem em bairros de lata com serviços sanitários mínimos, pouco fornecimento de electricidade, água potável insuficiente e ruas que se parecem com regatos”.

Odiario
Odiario

Haiti:
Anatomia de uma maldição

Aurelio Alonso*    20.Ene.10    Outros autores

Haiti, distribuição da ajuda...“E o mundo do capital transnacional o que é que vai dar? Quanto vão dar Carlos Slim, William Gates, Warren Buffet, Georges Soros, Álvaro Novoa, Lawrence Elliot e outros abastados personagens? Há que dirigir o esforço aos que beneficiaram das injecções formais de dinheiro que Wall Street e a City, os que receberam para enfrentar a crise financeira. Não basta o esforço da Caritas Internacional, de outras instituições de beneficência e dos países amigos latino-americanos, todos periféricos, para ajudar o povo haitiano a enfrentar uma catástrofe de tal magnitude.
E a sala oval, onde agora se senta um afro-americano – como gostam de dizer para fazer crer que a discriminação foi superada – que podia compensar toda a discriminação que o Estado da União impôs à primeira república latina a tornar-se independente na América, só pelo facto deter sido forjada por escravos negros e mulatos que decidiram não continuar oprimidos pelos colonos franceses”.

Odiario
Odiario

Chile:
Extrema-direita regressa ao poder

Mário Amorós*    20.Ene.10    Outros autores

Sebastián Piñera

Com a vitória do candidato da extrema-direita no Chile, perspectiva-se uma nova e diferente fase de luta pela unidade das forças de esquerda consequentes e do movimento operário e popular chilenos.

Odiario