Artículos de: Julio, 2014


Eric Hobsbawm sobre Gaza (2009)
Este depoimento do grande pensador de origem judaica Eric Hobsbawm foi publicado na altura da ofensiva sionista de 2009. Continuaria válido face à ofensiva de 2012. Permanece válido em 2014, perante a actual acção genocida desencadeada por Israel. É importante recordá-lo, além do mais para desmontar a histérica argumentação que pretende fazer crer que a condenação dos crimes de Israel significa anti-semitismo. Muitos judeus são também vítimas do sionismo.



Discurso de Álvaro Cunhal
Comício do PCP 7 Dezembro de 1975 - Lisboa, Campo Pequeno
Foi recentemente lançado o V Volume das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. Assinalando facto publicamos o discurso que o grande dirigente comunista proferiu no histórico comício de 7 de Dezembro de 1975, no Campo Pequeno. Trata-se de uma das suas mais importantes intervenções públicas, uma impressionante análise do complexo período da Revolução Portuguesa que culminara com os acontecimentos do 25 de Novembro, e a lúcido traço das linhas de orientação para a nova situação criada.



«Fascismo na Ucrânia»: uma invenção russa?
Este texto data de Março deste ano. Não só não perdeu actualidade, como ganhou acrescida importância face à evolução dos graves acontecimentos na Ucrânia, para cuja análise é indispensável a compreensão da natureza do poder que o imperialismo instalou em Kiev. Que figuras de proa do imperialismo (Merkel, Kerry) se façam fotografar lado a lado com os fascistas ucranianos já é de registar. Mas é igualmente de registar que figuras da esquerda francesa (nomeadamente Mélenchon) tudo façam para ignorar o carácter fascista desses fascistas.



Aviões de guerra de Kiev derrubaram o avião MH17
Algumas questões a que KIEV e os EUA deveriam dar resposta



Joaquín Becerra e o neofascismo Colombiano
Preso há três anos e três meses com base numa acusação forjada, Joaquín Perez Becerra foi agora libertado. A sua libertação de deve ser saudada como uma vitória das forças que lutam há décadas contra o neofascismo colombiano, por uma sociedade democrática e independente, um Estado soberano na nação fundada por Bolívar.



A podridão do capitalismo e o tsunami Espírito Santo
