Artículos de: Diciembre, 2014


O império e a legitimação da tortura
O Relatório do Comité de Inteligência do Senado dos Estados Unidos descreve de forma minuciosa as diferentes técnicas de interrogatório utilizadas pela CIA. Trata-se da prática sistemática, bárbara e cega da tortura. Com toda a cobertura política, jurídica e mediática do poder de Estado. Mas, por horrível que seja a informação que o Relatório disponibiliza, ele está longe de conter toda a verdade, ou de tirar as devidas conclusões do que relata.



Modernidade de Marx
A História não chegou ao fim. Continua e a crise mundial iniciada nos EUA desacreditou o neoliberalismo. Nunca foi tão necessário compreender o mundo e a estratégia da ideologia hegemónica, o capitalismo. Essa situação favoreceu o «renascimento» do marxismo. Daí a importância dos intelectuais que contribuem para a modernidade de Marx neste início do seculo XXI.



Discurso de Vladimir Putin à Assembleia Federal Russa
4 de Dezembro de 2014
Putin é o Presidente de um país capitalista, e fala como tal. Mas as suas intervenções dão-nos a conhecer questões importantes. Umas, negativas, sobre a forma como evolui o capitalismo restaurado na pátria de Lénine. Outras de grande interesse sobre questões internacionais muito relevantes, permitindo um confronto com a desinformação que os media dominantes diariamente difundem.



Mudança de regime em Cuba
Nenhum verdadeiro amigo Cuba ignora que os EUA, qualquer que seja a táctica preferencial que adoptem no momento, não abandonam o objectivo de destruir o regime que a revolução cubana criou e mantém, à custa de uma heróica resistência de mais de cinco décadas. O povo cubano tem uma larga experiência do que significa ter o imperialismo como adversário. Não a pode esquecer caso ele queira agora apresentar-se como amigo.



De reformas em renúncias, o molho americano espalha-se sobre a Ucrânia
A nova ministra ucraniana das Finanças, Natalie Jaresko, formulou as primeiras linhas de orientação no que diz respeito à optimização da despesa pública. O esquema apresentado ao chefe do governo prevê o abandono dos cuidados médicos gratuitos, do ensino gratuito e de outros benefícios sociais. E isto é apenas o início da americanização da Ucrânia.



Um Zoo humano de inimigos do povo
O governo Passos-Portas, a fauna que preenche o comentário político, a casta de aventureiros sem escrúpulos que a política de direita fez florescer tornam o país um microcosmos do capitalismo no seu estado mais apodrecido. Na tentativa de impedimento do direito à greve na TAP a questão já não é apenas a ostensiva ilegalidade. É a utilização, tal como nos tempos do salazarismo, do argumento das motivações ideológicas da greve. Este bando fascizante torna o país irrespirável.



A Propósito do Contexto Político no Médio Oriente
A realidade hoje na generalidade dos países do Médio Oriente é uma realidade absolutamente dramática, absolutamente catastrófica. Vários países destruídos, fragmentados, reduzidos ao caos. Para além da destruição física, também a destruição de vidas e as condições em que os vivos - em grande parte, refugiados, desalojados, vivendo em países limítrofes sobrevivem.
