Artículos de: Agosto, 2016


Rede Globo: Herança da Ditadura
«A Rede Globo não tem formalmente o monopólio das comunicações no país. Mas na prática detém esse monopólio com suas empresas e pela grande rede de emissoras afiliadas. Domina o entretenimento com novelas, filmes e programas. Controla, por seu poderio econômico, importantes aspectos culturais do país, como o carnaval e o futebol. Seu jornalismo pauta os demais jornais e TVs. Na TV por assinatura controla 61 canais. Mas a história da Rede Globo é repleta de ilegalidades, favorecimentos, defesa da ditadura empresarial-militar implantada em 1964 e apoio aos setores burgueses pró-imperialistas.[1]»



Passos, o entroikado
«Passos Coelho já foi várias coisas na vida – aspirante a cantor lírico, frequentador de diversos cursos, finalmente titular de uma licenciatura granjeada aos 38 anos na universidade privada Lusíada (apesar de tudo, mais expedito do que o seu amigo «doutor Relvas»), um ascenso político minucioso como presidente da jota PSD, finalmente presidente do partido, primeiro-ministro e de novo presidente, após ser inequivocamente afastado pelo eleitorado e um Governo PS tornado possível na sequência das posições conjuntas assumidas com o PCP, PEV e BE».



Estados Unidos pretendem instalar uma base militar na fronteira da Argentina com o Brasil e o Paraguai
Os EUA, prosseguindo a ofensiva para recuperar o controlo da América Latina, pretendem criar uma base militar na estratégica fronteira da argetina com o Brasil e o Paraguai, em Iguaçu. Seria mais uma a reforçar a rede de bases instaladas em diferentes países do Hemisfério. Protestando contra o projeto imperialista, organizações argentinas empenhadas na defesa da soberania nacional enviaram à comunicção social o comunicado que abaixo publicamos.



Entrevista de João Pedro Stédile a Il Manifesto, de Itália
Na entrevista ao jornal italiano Il Manifesto, Joao Pedro Stedile, coordenador do Movimento dos Sem Terra, define como um golpe de estado, promovido pelas forças mais reacionárias do Brasil, o impeachment para afastamento da presidenta Dilma Rousseff.



O marxismo-leninismo e a combinação conjunta de todas as formas de luta
Júlio Cota, diretor do órgão central do PC do México, lembra neste artigo que a crise estrutural do capitalismo torna cada vez mais necessário para os comunistas o debate sobre uma questão fulcral: pode o sistema capitalista ser reformado através de medidas neokeynesianas promovidas por governos social-democratas progressistas ou terá de ser derrubado e destruído? Obviamente, algumas formas de luta utilizadas na América Latina para se atingir esse objetivo não são no momento viáveis em países da Comunidade Europeia.



FARC e governo: acordo final em Havana
Publicamos hoje o Comunicado Conjunto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Exército do Povo e do Governo de Juan Manuel Santos divulgado em Havana no dia 24 de Agosto.
O plebiscito para referendar o Acordo foi marcado para o dia 2 de Outubro.
Publicamos também hoje um artigo de Carlos Fazio em La Jornada que não perdeu atualidade. O jornalista mexicano alerta para as grandes dificuldades que subsistem na complexa negociação cujo objetivo é a paz ainda distante numa Colômbia livre e democrática.
