Artículos de: Octubre, 2017

Odiario

Breve história da NATO de 1991 aos nossos dias (III, IV)

Manlio Dinucci    31.Oct.17    Outros autores

Continuamos a publicação deste importante estudo de Manlio Dinucci. Trata-se agora do «novo conceito estratégico» com que a NATO se atribui o direito de operar em qualquer parte do mundo, e do avanço da Aliança até às fronteiras da Rússia.

Odiario
Odiario

O silenciado extermínio de Raqqa, o My Lai sírio

Nazanín Amirian    30.Oct.17    Outros autores

A intervenção imperialista na Síria acumula crimes de guerra. Ao mesmo tempo que fica cada vez mais evidente que não se trata de qualquer «combate ao terrorismo» mas sim de consolidar a utilização desse instrumento, que o próprio imperialismo criou, alimenta e protege. Prossegue a destruição do Estado sírio e a ocupação de parcelas do seu território.

Odiario
Odiario

Por uma frente de Esquerda Socialista para unir dos trabalhadores e derrotar o projecto da Burguesia

A situação no Brasil com Temer na presidência exige uma recomposição do campo democrático e popular para derrotar o projecto golpista. Publicamos hoje um conjunto de documentos e propostas do PCB que não apenas ajudam a compreender a dimensão e os perigos da crise brasileira como constituem também uma proposta e um programa de acção e de unidade.

Odiario
Odiario

Noam Chomsky faz o diagnóstico da era Trump*

«Há uma manobra de diversão em curso, talvez como resultado natural das tendências da figura na boca de cena e aqueles que trabalham nos bastidores. O que é preciso é que a atenção se desvie do que está a acontecer nos bastidores. Aí, longe dos holofotes, a ala mais radical do Partido Republicano vai cuidadosamente avançando políticas que têm como objectivo enriquecer o seu verdadeiro eleitorado.»

Odiario
Odiario

Breve história da NATO de 1991 aos dias de hoje (I, II)

Manlio DINUCCI    27.Oct.17    Outros autores

Manlio Dinucci vem publicando um conjunto de textos sobre a história da NATO. É desnecessário sublinhar o interesse e a qualidade que têm. Dada a sua extensão e ainda não estar concluída essa publicação, odiario.info irá reproduzi-los divididos em secções de dois capítulos cada.

Odiario
Odiario

Documentos desclassificados revelam que os EUA “apoiaram activamente” os massacres na Indonésia nos anos 1960

RT    26.Oct.17    Outros autores

Documentos agora desclassificados ilustram a conivência dos EUA com o massacre anticomunista dos anos 60 na Indonésia. Se tivessem sido igualmente desclassificados os documentos da CIA da mesma altura, muito provavelmente seria mais do que conivência o que ficaria à vista. Pode colocar-se a pergunta: quantos milhões de assassínios no último meio século figurarão no cadastro de tais defensores da “democracia” e dos “direitos humanos”? E até quando?

Odiario
Odiario

Agosto de 1936, matança de Badajoz

Red Roja*    25.Oct.17    Outros autores

A Guerra Civil em Espanha foi um ensaio da guerra mundial que se seguiria em muitos aspectos que vão para além da táctica militar. O avanço das forças fascistas foi sempre acompanhado pelo extermínio de populações civis – e em primeiro lugar dos “vermelhos” - tal como o invasor nazi-fascista viria a fazer nos territórios da URSS e de outros países do Leste europeu. A matança em Badajoz em Agosto de 1936 é um dos mais monstruosos crimes do franquismo.

Odiario