Artículos de: Octubre, 2017

Odiario

A ascensão da “Nova política” da Grã-Bretanha

John Pilger    23.Oct.17    Outros autores

O Partido Trabalhista britânico tem hoje à frente um homem «cuja carreira tem sido muito diferente da de Blair e é rara nas políticas do establishment britânico». Mas são conhecidas as dificuldades internas e as contradições com que Corbyn se tem deparado. Sobretudo no que diz respeito à política externa são muitos, e negativos, os sinais de continuidade.

Odiario
Odiario

Terras «com dono conhecido» também ardem

A tragédia dos incêndios florestais repetiu-se, como se repetirá sempre enquanto não forem revertidas as políticas que os potenciam: desinvestimento em meios públicos de prevenção e combate; política florestal subordinada aos interesses das grandes indústrias a montante; ruína da agricultura familiar. E, também, que não se enverede pelo equacionamento de falsos problemas, como as «terras sem dono conhecido», ou de falsas soluções como o «banco de terras» em que PS e BE convergem (e em que a direita só o não faz por razões de táctica conjuntural).

Odiario
Odiario

As autárquicas, o PCP e a RTP*

Fernando Correia    21.Oct.17    Outros autores

No balanço das recentes eleições veio de novo à baila a questão dos grandes meios de comunicação social. Ninguém tem dúvidas acerca do férreo controlo de classe que sobre eles é exercido. Em períodos eleitorais, identificar quem favorecem e quem discriminam mais acentuadamente ajuda a avaliar como a classe dominante considera as forças em presença. Na RTP, supostamente serviço público, a coisa foi de novo flagrante.

Odiario
Odiario
Entrevista a William Engdahl

O império EUA, a CIA e as ONG

Ludwig Watzal*    20.Oct.17    Outros autores

Elucidativa entrevista com um estudioso das ONG norte-americanas, nomeadamente as criadas durante a década de 80: “National Endowment for Democracy », “The Freedom House” ou as de Soros, as “Open Society Foundations”, “Instituto para a paz.” Nas palavras de um do seus criadores, tratava-se de «fazer o que a CIA faz, mas de forma privada». Toda a conspiração imperialista desde então ilustra como têm cumprido esse papel.

Odiario
Odiario

O governo descongela as carreiras na Função Pública mas foge a pagar os aumentos daí decorrentes

Eugénio Rosa    18.Oct.17    Outros autores

Na proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2018 fica-se a saber que terá lugar um descongelamento das carreiras da Função Pública e como serão pagos os acréscimos remuneratórios a que os trabalhadores têm direito. O descongelamento é positivo, ainda que envolva apenas metade dos trabalhadores. Mas o facto de os aumentos resultantes não entrarem em vigor na sua totalidade a partir de 1 de Janeiro de 2018 é negativo. A não ser alterada a proposta do governo, os trabalhadores receberão em 2018 menos do que deveriam, e em 2019 a situação será ainda pior. O governo dá com uma mão mas reduz o efeito com a outra.

Odiario
Odiario

A situação na Península da Coreia e a urgente defesa da paz e do desarmamento

«Não é possível compreender os actuais desenvolvimentos na situação da Península da Coreia se não se tiver presente que os EUA promoveram e desencadearam uma guerra brutal na Coreia entre 1950 e 1953, que provocou milhões de mortos e uma imensa destruição, e que, concluído um armistício em 1953, passaram 64 anos sem que tenham dado passos para assinar um acordo de paz»

Odiario