Artículos de: Enero, 2018

Odiario

Guatemala e Israel, uma longa e sanguinária história

Maurice Lemoine    22.Ene.18    Outros autores

A Assembleia Geral da ONU condenou o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pela administração Trump. Os EUA conduziram uma vergonhosa campanha de intimidação e chantagem tentando condicionar esse voto. Conseguiram que vários países se abstivessem ou não participassem na votação. E tiveram de novo ao seu lado por exemplo a Guatemala, cuja associação com o regime de Israel deixa nesse país um rasto de sangue em tudo semelhante ao da tragédia do povo palestino.

Odiario
Odiario

A calúnia das alegadas “perdas de água” no abastecimento público*

Luísa Tovar    19.Ene.18    Outros autores

A campanha visando a privatização da água prossegue com intensidade. Compreende-se a persistência: trata-se de um bom negócio que, tal como o da saúde, prospera à custa da denegação de um direito. Ressurgiu em força durante a campanha das autárquicas, prossegue com a argumentação fraudulenta acerca das “perdas de água.”

Odiario
Odiario

Os lugares onde Marcelo não vai

António Santos    18.Ene.18    Outros autores

Marcelo parece omnipresente. E nas televisões ainda mais. Mas por detrás dessa aparência há uma outra realidade, onde não o irão decerto apanhar a tirar “selfies.” É onde houver trabalhadores em luta, como as operárias da Gramax, ou os professores, ou os enfermeiros, ou os operários da Autoeuropa. Aí os seus “afectos” não têm lugar.

Odiario
Odiario

O verdadeiro livro explosivo é o que Trump assinou

Manlio Dinucci    17.Ene.18    Outros autores

Quem verdadeiramente manda nos EUA encontrou já a melhor forma de se servir de Trump: entreter os grandes media com as suas palhaçadas e as suas boçalidades reaccionárias, enquanto vai prosseguindo a sua política – que não muda lá porque muda o locatário da Casa Branca. O documento sobre a “Estratégia de Segurança Nacional” aí está para o confirmar. No fundamental, trata-se da continuidade de documento idêntico assinado por Obama, que por sua vez nada divergia do que antes Bush assinara. A diferença é que a situação mundial leva o imperialismo EUA a encarar a carta da guerra como cada vez mais necessária, face à concorrência.

Odiario
Odiario
Jean Salem, 1952-2018

Marxismo, uma filosofia da praxis para a revolução.

Jean Salem*    15.Ene.18    Destaques

Chegou-nos a dolorosa notícia do falecimento de Jean Salem. Deixa-nos assim um ser humano excepcional, um dos grandes filósofos marxistas do nosso tempo, um combativo revolucionário cuja penetrante inteligência abarcava todas as expressões do que é humano. Alguém que, reflectindo profundamente acerca da felicidade sabia que ela é, em última análise, inseparável da ideia de revolução. De alguém cuja coerência e inteligência de pensamento e intervenção tinham granjeado admiração e respeito em todo o mundo. Um grande amigo de odiario.info.
No ano em que passa o bicentenário do nascimento de Marx, fica-nos este vazio do muito que ainda tinha a dizer-nos, mas também o rico património de reflexão criadora que nos lega. De entre os vários textos seus que publicámos revisitamos este, de 2013, e recuperamos palavras que acerca dele escrevemos: “o pensamento de Jean Salem é uma notável confirmação da vitalidade e actualidade do marxismo. Não de um marxismo académico, mas do marxismo reflectido por um académico que é também um revolucionário.”

Odiario
Odiario

Lomustina 2018

António Santos    14.Ene.18    Outros autores

Um exemplo, entre muitos outros possíveis, de como o capitalismo transforma a saúde de direito em chorudo negócio. Um tumor cerebral não é uma grave doença: é um “nicho de mercado.”

Odiario
Odiario

Que pena eu tenho do interior…*

Agostinho Lopes    12.Ene.18    Outros autores

PSD e CDS andam preocupados com o interior. O sr. Presidente da República também. E o PS não lhes fica atrás. Preocupadíssimos. Preocupados, sobretudo, com as consequências negativas dos incêndios florestais para a sua imagem política, descobriram agora, novamente, o «interior». Descobriram que a desertificação económica e humana de vastas regiões do País é causa de incêndios. E vai daí, é um ver se te avias.

Odiario