Artículos de: Enero, 2018

Odiario

Honduras: um povo mobilizado

Giorgio Trucchi    31.Ene.18    Outros autores

Os grandes meios de comunicação nacionais e internacionais preferem inventar fraudes eleitorais onde não as há – a Venezuela – a noticiar as que há, por exemplo em Honduras. Nem é assunto a tosca fraude realizada e ainda menos é assunto a resistência popular, alvo de violenta repressão, em que os mortos já se contam por dezenas e os presos por milhares.

Odiario
Odiario

A variável curda assume protagonismo no conflito sírio

Alfredo Hurtado    30.Ene.18    Outros autores

A situação na Síria entrou aparentemente numa nova fase. Os agressores, depois de terem sobretudo agido através de organizações terroristas, intervêm agora abertamente, com a invasão turca e com a intenção dos EUA de instalação permanente em território sírio. Os curdos são agora simultaneamente actor e pretexto. E seria bom que os seus dirigentes reflectissem sobre o longo historial de instrumentalização e traição a que têm sido sujeitos.

Odiario
Odiario

O caminho para se derrotar o golpe é a luta popular

A condenação do ex-presidente Lula pelo TRF-4, em 24 de Janeiro de 2018, realizada sem provas ou mesmo bases jurídicas consistentes, é mais um elo na série de criminalizações políticas realizadas pelo Judiciário brasileiro e direccionadas principalmente contra a esquerda, o movimento sindical e os movimentos sociais. Enquanto condenam o ex-presidente e o tiram da disputa política, deixam em liberdade os líderes políticos corruptos da burguesia, como Michel Temer, Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Serra, Romero Jucá, os ministros de Temer e quase duas centenas de parlamentares, além de tantos outros.

Odiario
Odiario

E agora? É hora de chutar o tabuleiro!

Mauro Iasi    29.Ene.18    Outros autores

“Marx disse certa vez que não se deve brincar com a insurreição se não quiser levá-la até as últimas consequências. Ao que parece o lulopetismo espera que as massas garantam que Lula não seja preso e dispute as eleições, mas que depois saiam de cena para que tudo volte aos trilhos da normalidade para que se possa remendar o pacto social esgarçado pelo golpe.”

Odiario
Odiario

A RPDC cria unidade olímpica

Workers World    27.Ene.18    Outros autores

Enquanto Trump e o Pentágono prosseguem a sua agressiva e perigosa estratégia contra a RPDC esta propôs à Coreia do Sul uma representação conjunta nos Jogos Olímpicos de Inverno, a realizar em Pyongyang no próximo mês. A duas Coreias desfilarão sob a mesma bandeira na cerimónia de abertura. Perante este extraordinário gesto de pacificação, a resposta dos EUA é que “cresce a ameaça da RPDC.”

Odiario
Odiario

EUA apanhados em situação difícil no norte da Síria

M K Bhadrakumar    26.Ene.18    Outros autores

Publicámos há dois dias um artigo sobre a “nova estratégia” dos EUA na Síria. O autor, Jan Oberg, sublinhava a insensatez do projecto e a ignorância que manifesta acerca da complexa relação de forças na região. A realidade aí está para o confirmar: os EUA arriscam-se a um confronto com outra poderosa potência militar da NATO, a Turquia. Não existe mal, antes pelo contrário, em que os EUA dêem tiros nos pés. Mas, infelizmente, as principais vítimas dos tiros EUA são outros povos.

Odiario
Odiario

O falso feminismo das marchas anti-Trump

Ilka Oliva Corado    25.Ene.18    Outros autores

Um texto escrito com indignação, e talvez com excessiva exigência face à realidade dos EUA. Realidade politicamente bloqueada que tivera no cenário de pesadelo das eleições presidenciais a mais grotesca expressão: escolher entre Hillary Clinton e Donald Trump. E o bloqueio prossegue no próprio “movimento anti-Trump,” esteja ele refém de questões “de género” ou de quaisquer outras.

Odiario