Artículos de: Junio, 2018


O Mundo Ocidental vive todo em Dissonância Cognitiva
Craig Roberts descreve neste artigo aspectos de um fenómeno que Domenico Losurdo apontou noutro lugar: a dominação de classe actual manifesta-se não apenas através das ideias dominantes, mas através dos sentimentos dominantes. É assim que a opinião pública pode ficar justamente chocada com a separação das crianças das suas famílias nas fronteiras dos EUA, e ser incapaz de associar esse facto à destruição de milhões de famílias que a agressão imperialista leva a cabo em todo o mundo.



México, mais próximo da mudança
São já no próximo domingo as eleições gerais no México. As sondagens apontam para uma possível alteração significativa do mapa político. Todavia, haverá aqui que destacar duas reservas: uma, formulada pelo PCM – e bem conhecida entre nós – de que alternância e alternativa são coisas bem diferentes, e que haverá que ter cuidado com o significado da palavra “mudança”; outra, que este texto justamente sublinha, que se trata de eleições num país com um largo historial de fraudes eleitorais.



Em queda a pique até ao fundo
Na Argentina começa a revelar-se em toda a sua dimensão o acordo com o FMI. Em vez das patacoadas que o governo Macri e a sua imprensa tentaram vender sobre «o novo perfil benigno do Fundo», é a brutalidade do empobrecimento, da recessão, da dependência. Mas a própria barbaridade de tal acordo cria novas dificuldades no campo governamental, e a resposta de massas tem sido notável.



Trumpices*
Não passa dia sem que estalem novas contradições e rivalidades. A lista é extensa e cresce todos os dias. São as expressões políticas da profunda alteração da correlação de forças económica mundial e da crise do capitalismo que – longe de estar domada – se avoluma por detrás dos biombos erguidos pelos bancos centrais para a esconder e fazer de conta que tudo está bem.



Até ONDE e até QUANDO?
Em França prossegue a ofensiva Macron: privatizações, despedimentos, cortes nas funções sociais do Estado, explosivo crescimento da pobreza infantil. No movimento dos trabalhadores, o esperado recuo das organizações sindicais de direita e reformistas. Mas também a determinação em não ceder, em prosseguir as lutas, e em realizar acções de notável imaginação e impacto.



BRICS reunidos na África do Sul*
É sabido que os BRIC constituem um grupo em muitos aspectos heterogéneo. É por isso ainda mais significativa a sua convergência em orientações que, nomeadamente no plano internacional, afrontam as políticas empreendidas pelos EUA e seus aliados mais directos.
