Artículos de: Junio, 2018

Odiario
NOTA DOS EDITORES

Domenico Losurdo

Os Editores    30.Jun.18    Editores

Odiario
Odiario

O Mundo Ocidental vive todo em Dissonância Cognitiva

Paul Craig Roberts    29.Jun.18    Outros autores

Craig Roberts descreve neste artigo aspectos de um fenómeno que Domenico Losurdo apontou noutro lugar: a dominação de classe actual manifesta-se não apenas através das ideias dominantes, mas através dos sentimentos dominantes. É assim que a opinião pública pode ficar justamente chocada com a separação das crianças das suas famílias nas fronteiras dos EUA, e ser incapaz de associar esse facto à destruição de milhões de famílias que a agressão imperialista leva a cabo em todo o mundo.

Odiario
Odiario

México, mais próximo da mudança

São já no próximo domingo as eleições gerais no México. As sondagens apontam para uma possível alteração significativa do mapa político. Todavia, haverá aqui que destacar duas reservas: uma, formulada pelo PCM – e bem conhecida entre nós – de que alternância e alternativa são coisas bem diferentes, e que haverá que ter cuidado com o significado da palavra “mudança”; outra, que este texto justamente sublinha, que se trata de eleições num país com um largo historial de fraudes eleitorais.

Odiario
Odiario

Em queda a pique até ao fundo

Claudio Katz*    26.Jun.18    Outros autores

Na Argentina começa a revelar-se em toda a sua dimensão o acordo com o FMI. Em vez das patacoadas que o governo Macri e a sua imprensa tentaram vender sobre «o novo perfil benigno do Fundo», é a brutalidade do empobrecimento, da recessão, da dependência. Mas a própria barbaridade de tal acordo cria novas dificuldades no campo governamental, e a resposta de massas tem sido notável.

Odiario
Odiario

Trumpices*

Jorge Cadima    25.Jun.18    Outros autores

Não passa dia sem que estalem novas contradições e rivalidades. A lista é extensa e cresce todos os dias. São as expressões políticas da profunda alteração da correlação de forças económica mundial e da crise do capitalismo que – longe de estar domada – se avoluma por detrás dos biombos erguidos pelos bancos centrais para a esconder e fazer de conta que tudo está bem.

Odiario
Odiario

Até ONDE e até QUANDO?

Rémy Herrera    24.Jun.18    Colaboradores

Em França prossegue a ofensiva Macron: privatizações, despedimentos, cortes nas funções sociais do Estado, explosivo crescimento da pobreza infantil. No movimento dos trabalhadores, o esperado recuo das organizações sindicais de direita e reformistas. Mas também a determinação em não ceder, em prosseguir as lutas, e em realizar acções de notável imaginação e impacto.

Odiario
Odiario

BRICS reunidos na África do Sul*

Carlos Lopes Pereira    23.Jun.18    Colaboradores

É sabido que os BRIC constituem um grupo em muitos aspectos heterogéneo. É por isso ainda mais significativa a sua convergência em orientações que, nomeadamente no plano internacional, afrontam as políticas empreendidas pelos EUA e seus aliados mais directos.

Odiario