Artículos de: Agosto, 2018

Odiario

Forças Armadas fascistas mais Governo permissivo igual a Estado nazi

Antonio Maira*    31.Ago.18    Outros autores

Tanto a figura de Franco como o seu cadáver continuam a projectar uma negra sombra sobre Espanha. Altas patentes militares fascistas permanecem no comando, e manifestam a sua fervorosa admiração pelo “generalíssimo” genocida e traidor. Militares honrados e democratas que condenam tal posição são objecto de processos por parte do governo do PSOE.

Odiario
Odiario

A proposta do Governo para “alterar” a reforma e a aposentação antecipadas

Eugénio Rosa    30.Ago.18    Outros autores

A proposta do Governo visa apenas iludir. A única coisa que quer mudar é apenas aumentar a idade em que o trabalhador tem de se ter inscrito na Segurança Social ou na CGA. Tudo o resto relativo à reforma e à aposentação antecipadas mantém-se inalterável. É clara a violação do compromisso assumido pelo actual governo de eliminar a dupla penalização que sofrem os trabalhadores quando pedem a reforma ou a aposentação antecipadas, impostas pelo governo PSD/CDS, com que tinha prometido acabar.

Odiario
Odiario

Migrantes venezuelanos, guerra económica e manipulação mediática

Abril Abril    29.Ago.18    Outros autores

É notícia diária o fluxo migratório de venezuelanos. As autoridades bolivarianas não negam as dificuldades no país, às quais procuram fazer frente num contexto de hostilidade e guerra económica e mediática, interna e externa. Haverá certamente outros países da América Latina com problemas económicos e sociais igualmente graves ou piores ainda. Mas o único que suscita uma desproporcionada atenção e uma distorcida informação é a Venezuela.

Odiario
Odiario

Greve com paredes de vidro*

António Santos    28.Ago.18    Outros autores

Nos arranha-céus de Chicago, muitos deles sedes de empresas que se situam no núcleo central do capital monopolista dos EUA, travou-se uma greve vitoriosa dos lavadores de janelas. Durou quatro semanas. O patronato tentou recorrer a fura-greves, mas não foi difícil impedi-los: é que é necessária a experiência e a coragem de um “super-herói” para exercer esta perigosíssima profissão. Tal como para conduzir uma greve vitoriosa - dirigida por um sindicato - nos EUA.

Odiario
Odiario

Um Decálogo da construção EUA do Império: um diálogo

James Petras    27.Ago.18    Colaboradores

Dez teses sobre novos e velhos meios da dominação imperialista que o autor propõe como plataforma de diálogo. O imperialismo, e em particular a maior potência imperialista – os EUA – constitui hoje a maior ameaça não apenas contra os povos mas contra toda a humanidade e o planeta que habitamos. É necessária e é urgente toda a mobilização para a luta anti-imperialista.

Odiario
Odiario

Mali: eleições num país ocupado*

Carlos Lopes Pereira    25.Ago.18    Colaboradores

Um contingente militar estónio veio juntar-se às outras tropas estrangeiras que na realidade ocupam militarmente o Mali. Tropas da antiga potência colonial, a França, tropas de missão da ONU oriundas de vários países, tropas de outros países africanos financiadas e armadas pelos EUA, UE e respectivos aliados como a Arábia Saudita. Esta enorme presença militar não impede que a segurança interior do país se agrave, o que não surpreende, uma vez que desse modo se justifica a manutenção e o incremento da ocupação estrangeira.

Odiario
Odiario

O genocídio da nação grega

Paul Craig Roberts    24.Ago.18    Outros autores

O foguetório político e mediático (incluindo a vergonhosa intervenção de Centeno) sobre o “fim da crise grega” não passa de um enorme embuste. A declaração de que a crise grega acabou é meramente a constatação de que já não resta nada para esfolar ao povo grego no interesse dos bancos estrangeiros. A Grécia está muito pior do que antes da intervenção, e está a afundar-se rapidamente.

Odiario