Artículos de: Septiembre, 2018

Odiario

Dos armazéns cheios no super de La Urbina à «linha vermelha» de Santos Silva

Abril Abril    29.Sep.18    Outros autores

Perante a tentativa de instrumentalizar a comunidade madeirense a viver na Venezuela por parte do governo PS e pela voz do seu MNE, há que repor alguns factos. Um, que nessa comunidade há pessoas (a maioria) que vivem do seu trabalho e que querem ver prosperar o seu país de adopção, e outros (poucos e abastados) que se integram na campanha de sabotagem económica ali em curso. Outro, que Santos Silva se comporta não como um político responsável, mas como mais um porta-voz da ingerência externa contra aquele país.

Odiario
Odiario

As mentiras do “Expresso”, desta vez sobre a ADSE

Eugénio Rosa    28.Sep.18    Outros autores

No “EXPRESSO” desta semana (22/9/2018), pode ler-se em titulo de 1ª página que “Hospitais privados recusam-se a operar doentes da ADSE”. E depois, no interior, escreve que “está suspenso o acesso facilitado aos hospitais privados por parte de 1,2 milhões de beneficiários da ADSE”, acrescentando que “a reviravolta nas convenções com a ADSE é a resposta da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada às recentes alterações unilaterais ao acordo.” No conjunto, o essencial da notícia são falsidades deliberadas.

Odiario
Odiario

As escolas da democracia, que nem sempre o são

Abril Abril    27.Sep.18    Outros autores

No sector da Educação um dos traços mais nefastos da política de direita de sucessivos governos foi a destruição da gestão democrática das escolas dos ensinos básico e secundário. Foi assim amputada uma das mais importantes componentes formativas dos jovens. A situação actual não é apenas a do desincentivo de qualquer forma de participação activa. É a de sucessivos exemplos de repressão política sobre jovens que, muito justamente, procuram organizar-se a fazer-se ouvir.

Odiario
Odiario

A cidade de Salgado

Tiago Mota Saraiva    26.Sep.18    Outros autores

«Nunca terá havido na Câmara Municipal de Lisboa um vereador com tanto poder. Ninguém tem dúvidas de que o futuro da cidade se decide no gabinete de Manuel Salgado. Prosseguindo neste rumo, Lisboa ficará irreconhecível.» A cidade de Salgado é a de maiorias PS desde 2007 (depois de 2017 com o apoio do BE). É a esses partidos, e não apenas a Salgado, que deverá ser cobrado o desastroso panorama que já está à vista, cuja herança será provavelmente ainda pior do que a da gestão Abecasis.

Odiario
Odiario

Frágeis argumentos*

Rui Fernandes    25.Sep.18    Outros autores

«Militares acríticos e submissos é o que pior serve as Forças Armadas e, consequentemente, o País. Militares ajeitados ao governo de ocasião, que fazem o que lhes compete em função do seu Estatuto Profissional e o que não lhes compete profissionalmente só para agradar, porque é preciso agradar para ter uma boa avaliação que pode determinar o seu futuro, é desastroso».

Odiario
Odiario

Relatório da visita aos EUA pelo Relator Especial da ONU sobre pobreza Extrema e direitos humanos

Publicamos as primeiras páginas de um relatório da responsabilidade da ONU sobre aspectos da situação social e democrática nos EUA. Como se verá, podem encontrar-se neste relatório comparações discutíveis. Mas isso não desvaloriza a importância do retrato da realidade que descreve. Ainda que não o pretenda, não é só a realidade dos EUA que mostra. É a realidade da sociedade capitalista mais desenvolvida, incapaz de dar resposta à dramática situação dos mais pobres que a integram. Este extenso relatório pode ter acesso na íntegra através do link colocado no final desta introdução.

Odiario
Odiario

Greve paralisa hotéis de Chicago*

António Santos    21.Sep.18    Outros autores

O multimilionário norte-americano Warren Buffet declarou algures que “a luta de classes existe, e nós estamos a ganhá-la.” Acontece que mesmo nos EUA seria impossível uma luta de classes unilateral, porque não há exploradores sem explorados. Todas as semanas vamos tendo notícias das suas lutas, em muito diversos campos da actividade. E, tarde ou cedo, serão os Warren Buffet quem perderá.

Odiario