Artículos de: Noviembre, 2018

Odiario

Filho de Bolsonaro coordena em Washington ataques contra Cuba e Venezuela

A eleição do candidato neofascista no Brasil irá repercutir-se num acréscimo da agressividade imperialista contra os regimes progressistas na América Latina e contra a Cuba revolucionária. Os EUA esperam de Bolsonaro que seja um digno sucessor dos bárbaros ditadores que mantiveram o domínio sobre o seu «pátio das traseiras».

Odiario
Odiario

Emigrantes e classe operária do México: uma só luta

Várias caravanas de migrantes oriundas de vários países da América Central estão a atravessar o México. As classes dominantes têm uma posição dúplice em relação a elas: por um lado incentivam o nacionalismo e a xenofobia; por outro lado, vêm nesta vaga um acréscimo ao seu exército de reserva, ainda mais desprotegido e sem direitos.

Odiario
Odiario

Mariposas, a eterna luta pela igualdade

Lúcia Gomes    27.Nov.18    Outros autores

No passado sábado centenas de pessoas incluindo membros do governo PS manifestaram-se contra a «violência sobre as mulheres». Eduardo Cabrita, um dos manifestantes, sendo contra essa violência, não pratica o mesmo princípio se se tratar da violência sobre estivadores em greve. Ou outras correntes «feministas» presentes, que são ao mesmo tempo defensoras da aprovação de uma lei que permita que os proxenetas explorem livremente as mulheres na prostituição, consagrando uma milenar forma de violência e de exploração.

Odiario
Odiario

A mobilização dos « Coletes Amarelos», nova etapa das lutas em França

Rémy Herrera    26.Nov.18    Colaboradores

O movimento dos «coletes amarelos» em França vai na segunda jornada de mobilização nacional, e convocou já outra para o próximo sábado. Os grandes media fazem o seu papel. Procuram caracterizá-lo por actos de violência, ocultando que na sua maioria surgem por iniciativa da repressão policial. E sobretudo ocultam que se trata de uma enorme expressão de descontentamento popular, reivindicando directamente a demissão de Macron.

Odiario
Odiario

Tempestade no deserto*

Jorge Cadima    24.Nov.18    Outros autores

O assassínio do jornalista Khashoggi no consulado saudita em Istambul desencadeou uma vaga internacional de indignação. Em boa parte pelo caracter planeado e atroz de que se revestiu. E em parte também porque deu azo a intensas e complexas manobras de bastidores, num mundo capitalista em que surgem cada vez mais rivalidades e fracturas internas. Tal como têm os «seus» ditadores, os EUA têm também os «seus» assassinos, aos quais dão ou não cobertura conforme a oportunidade.

Odiario
Odiario

Gaza, a solução final

José Goulão    23.Nov.18    Outros autores

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, escolheu a chamada «Cimeira da Paz» promovida por Emmanuel Macron, em Paris, para anunciar que «não há solução diplomática» para o problema de Gaza.

Odiario
Odiario

A guerra que não acabou com todas as guerras…

Manuel Loff    22.Nov.18    Outros autores

Cem anos depois, o mundo pauta-se muito mais pelos critérios imperialistas de 1914 que pelas lições de 1945

Odiario