Artículos de: Diciembre, 2018

Odiario

Uma moral de pós-guerra

Manuel Loff    31.Dic.18    Outros autores

É muito mau sinal que se vulgarize um discurso hostil às lutas dos trabalhadores, e em particular às suas formas superiores de luta. Pior ainda é ver-se tal discurso reproduzido por figuras do actual governo. A ideia de que “todos sofremos com as medidas da troika” é tão falsa como tendencialmente reaccionária. Não só os sacrifícios não foram para todos como quem o afirma se coloca, saiba-o ou não, ao lado dos que não só nada sofreram como tiraram vantagem do discurso e da prática da “austeridade”.

Odiario
Odiario

Nove hipóteses sobre a (não) saída do Exército dos EUA da Síria

Nazanín Armanian    29.Dic.18    Outros autores

O anúncio feito por Trump de que os EUA iriam retirar todas as suas tropas da Síria vale o que vale. A estratégia dos EUA na região é de aumentar a ingerência e a ocupação militar, não de a reduzir. Este artigo coloca várias interessantes hipóteses de interpretação.

Odiario
Odiario

O gabinete da corrupção

Bruna de Lara    28.Dic.18    Outros autores

Aproxima-se a tomada de posse de Bolsonaro, o homem que, entre outras linhas de campanha, proclamou o «combate à corrupção». O seu futuro gabinete é ilustrativo do valor desse compromisso: o difícil, começando por ele próprio, é encontrara alguém que não tenha sido acusado – e em vários casos condenado – por corrupção.

Odiario
Odiario

Entre as duas mandíbulas do torno da extrema-direita

Rémy Herrera    27.Dic.18    Colaboradores

Realizou-se a 22 de Dezembro o «Acto VI» na luta dos coletes amarelos em França. Para além de particularidades que são sinal não só de organização, mas de uma organização capaz de iludir os serviços de informações, verifica-se com crescente clareza que, em vez de responder a reivindicações que Macron reconheceu já serem legítimas, a opção do poder é a da intensificação da acção de um aparelho repressivo de Estado onde a extrema-direita tem uma muito forte presença.

Odiario
Odiario

Coletes amarelos: Fracasso apesar do “apoio” da PSP

As manifestações de “coletes amarelos” convocadas na passada sexta-feira no nosso país foram um rotundo fiasco. Todavia, merece a pena estudar o comportamento de vários canais de televisão e do próprio comando da PSP em relação a ela. Os media, promovendo antecipadamente e procurando, no próprio dia, dar vida a um nado-morto. A PSP, montando um dispositivo de dimensão absurda na base de uma avaliação incompreensível.

Odiario
Odiario

Um mundo de Detonadores Múltiplos de Guerras Globais. Guerras por Procuração

James Petras    22.Dic.18    Colaboradores

Os EUA empreendem múltiplos tipos de agressão apontados a impor um mundo unipolar. No seu centro estão guerras comerciais contra a China; conflitos militares regionais com a Rússia e sanções económicas contra o Irão. Os seus insucessos relativos conduzem a uma perigosa ameaça de guerra nuclear global.

Odiario
Odiario

Gangsterismo*

Jorge Cadima    21.Dic.18    Outros autores

A prisão da directora financeira da cooperativa chinesa Huawei é um acto de gangsterismo por parte dos EUA e dos seus lacaios canadianos, entre outros. Exprime uma forma característica de «negociação», aliás já posta em prática em outras ocasiões, como sucedeu com o gigante francês Alstom.

Odiario