Artículos de: Enero, 2019

Odiario

Netos do cavaquismo, filhos do socratismo

Tiago Mota Saraiva    16.Ene.19    Outros autores

De Pedro Marques a Montenegro, os netos do cavaquismo e filhos do socratismo perfilam-se para conquistar as lideranças de PS e PSD. Aspiram a mandar no Estado e a poder decidir sem qualquer racional técnico, ideológico ou científico.

Odiario
Odiario

Por que criou pânico no Partido Democrata esta veterana da guerra do Iraque

Tyler Durden    15.Ene.19    Outros autores

Mesmo no Congresso dos EUA, controlado por dois partidos gémeos, surge uma voz contra as sistemáticas guerras de agressão levadas a cabo pelo seu país. E o caso tem ainda mais interesse sabendo-se que a congressista que o faz manifestou a intenção de se candidatar às eleições presidenciais de 2020.

Odiario
Odiario

Das contradições do capitalismo à crise na comunicação social*

Fernando Correia    14.Ene.19    Outros autores

A comunicação social é de há muito um dos principais instrumentos através dos quais se exerce o poder da classe dominante. É também um universo em crise. Para o público em geral, é tão importante conhecer os traços principais dessa crise como ter consciência de quanto aquilo que os grandes media veiculam é cada vez mais oriundo, não das redacções, mas de centrais de condicionamento da opinião, de desinformação e propaganda.

Odiario
Odiario

Brasil: direita, volver!

Rosa Maria Marques    12.Ene.19    Outros autores

Este texto é um ensaio muito aprofundado, documentado, abrangente e útil sobre a actual situação no Brasil. Sobre como se chegou a ela, e sobre as forças e individualidades em presença. O diario.info agradece à autora a possibilidade de publicar um texto cujo nível de elaboração pareceria apontá-lo a uma publicação académica. Gesto que testemunha o facto de, no Brasil de Bolsonaro, o combate político democrático se ter tornado a prioridade absoluta

Odiario
Odiario

O euro de Mário Centeno como “veículo de prosperidade”

Eugénio Rosa    11.Ene.19    Outros autores

Disse Mário Centeno que o euro deve ser “um veículo de prosperidade para os cidadãos europeus”. Como prémio por esse apoio fervoroso, a revista “The Banker”, do Financial Times, revista ligada à alta finança inglesa (City of London) considerou “o ministro das Finanças português Mário Centeno como o melhor ministro das Finanças do ano (2018) na Europa. Acontece que o que é bom para os grandes grupos financeiros pode não ser bom nem para Portugal nem para os portugueses. Por isso, interessa analisar com objetividade se o euro tem sido na verdade um “veículo de prosperidade” para os portugueses. Confrontar a propaganda com os dados da realidade.

Odiario
Odiario
continuação

Nicolás Maduro: “Que sejamos respeitados enquanto soberanos e independentes” (II)

Ignacio Ramonet    10.Ene.19    Outros autores

Nesta segunda parte da entrevista, Nicolás Maduro fala sobre questões económicas e questões internacionais. No conjunto da entrevista, serão possivelmente de destacar dois traços da personalidade do Presidente venezuelano. Um, a frontalidade com que aborda diferentes matérias, algumas das quais bastante delicadas. Outro, a confiança que em todas as circunstâncias manifesta em relação ao seu povo.

Odiario
Odiario

Nicolás Maduro: “Que sejamos respeitados enquanto soberanos e independentes” (I)

Ignacio Ramonet    09.Ene.19    Outros autores

No próximo dia 10 de Janeiro Nicolás Maduro tomará posse do mandato presidencial para que foi reeleito. É portanto muito oportuna a publicação desta entrevista, em que são abordados aspectos da situação política e económica da Venezuela e temas internacionais. Dada a extensão da entrevista, será publicada em dois dias seguidos..

Odiario