Artículos de: Enero, 2019

Odiario

Como se fabrica um golpe de Estado

Lidia Falcón    31.Ene.19    Outros autores

A declaração do MNE português de que «não está em curso um golpe de Estado na Venezuela», para além da cínica hipocrisia que exprime, é um sinal do vergonhoso e efectivo alinhamento do governo PS nesta conspiração. Bastaria registar os intervenientes que os EUA nela colocaram - como o delinquente Elliot Abrams, com um longo historial criminoso e golpista - para desmentir Santos Silva.

Odiario
Odiario
Entrevista com Atilio Borón

“Para combater o caos criado pelo imperialismo, liderança honesta e instituições fortes devem ser acompanhadas por uma mobilização popular intensa e bem organizada”

Mohsen Abdelmoumen    30.Ene.19    Outros autores

Uma importante entrevista em que é feito o ponto da situação da ofensiva imperialista em diversas zonas do mundo – com particular destaque para a América Latina -, da resistência dos povos, da generalizada ausência de influentes forças políticas revolucionárias que assumam a vanguarda da luta de massas anti-imperialista e anticapitalista.

Odiario
Odiario

Mineradoras: o lucro a qualquer preço

Ainda não está feito o balanço final das perdas humanas resultantes da ruptura da barragem de Brumadinho, no Estado brasileiro de Minas Gerais. A escala da tragédia, humana e ambiental, é muito grande. E as responsabilidades não são difíceis de atribuir, desde a empresa mineira (a Vale SA, com um vasto currículo no que diz respeito a desastres) aos poderes estaduais e federais que moldam as exigências de licenciamento aos interesses de quem explora o minério e agride o meio ambiente com a mesma barbaridade com que explora os trabalhadores.

Odiario
Odiario

A urgência de um «Grande Debate» sobre a União Europeia

Rémy Herrera*    28.Ene.19    Colaboradores

Em França, mesmo homens de direita querem centrar o “Grande Debate” (que Macron diz estar aberto) na questão do euro. Assumem-no pela razão básica de que o projecto europeu não é reformável a partir de dentro, pela lógica que o opera, e deve ser desconstruído. Mas enganam-se ao imaginar que o caminho para sair da crise é capitalista. E é aí que reside toda a dificuldade de construir alternativas para os povos.

Odiario
Odiario

Trump brinca com o fogo

Atílio Borón    26.Ene.19    Outros autores

Ao contrário do que a barragem mediática quer fazer crer, o alinhamento internacional com a nova iniciativa golpista promovida pelos EUA na Venezuela é limitado. Compreende-se porquê: qualquer pessoa de bom-senso, mesmo muito anti-bolivariana, percebe que a aventura pode correr mal. E é lamentável que a social-democracia portuguesa, representada nomeadamente pelo governo PS e por António Guterres, tenha escolhido a subserviência face ao agressor em vez da solidariedade face ao agredido.

Odiario
Odiario

Venezuela: o golpe de Estado programado

Christian Rodriguez    25.Ene.19    Outros autores

Está em marcha uma nova etapa da ofensiva dos EUA e dos seus lacaios contra a Venezuela. O formato seguido é idêntico ao utilizado na Líbia e na Síria. A não ser derrotado, os resultados serão uma tragédia de incalculáveis proporções. É uma vergonha para o Portugal democrático que o governo do PS, com o seu inenarrável ministro Santos Silva, alinhe no apoio a esta monstruosa manobra.

Odiario
Odiario

Israel, licença para matar

Manlio Dinucci    24.Ene.19    Outros autores

O poder sionista em Israel prossegue e alarga a agressão militar contra a Síria e a política genocida contra o povo palestino. Esta escalada integra a preparação por parte dos EUA e da NATO de uma guerra de grande escala contra o Irão. Em Itália, governo de extrema-direita está, como seria de esperar, inteiramente solidário. O fascismo é um aliado preferencial do imperialismo e do sionismo.

Odiario