Artículos de: Febrero, 2019

Odiario

A emancipação da mulher é a conquista da igualdade

Nadiéjda Krúpskai    27.Feb.19    Outros autores

Há 150 anos, a 26 de Fevereiro de 1869, nascia Nadiéjda Konstant Ínovna Krúpskaia. Pedagoga, militante revolucionária, uma das pioneiras da luta pela emancipação feminina na Rússia soviética. Em homenagem a essa figura excepcional de comunista odiario.info publica esta interessantíssima reflexão, datada por primeiros anos do século XX.

Odiario
Odiario

Milhões validam a democracia de Cuba com o seu voto no referendo constitucional

Prensa Latina    26.Feb.19    Outros autores

No mesmo fim-de-semana em que os EUA e os seus aliados regionais procuravam uma escalada no golpe contra a Venezuela, os eleitores cubanos participavam em massa no referendo sobre a nova Constituição do país. Uma participação de mais de 80% dos inscritos dá expressão às profundas raízes populares da Revolução Cubana.

Odiario
Odiario

Queimando ajuda: um truque intervencionista na ponte Colômbia-Venezuela?

Max Blumenthal    25.Feb.19    Outros autores

O golpe em curso contra a Venezuela teve neste fim de semana a encenação mais ambiciosa até ao momento: a da “caravana de ajuda humanitária.” Saldou-se por um fracasso no terreno, mas irá certamente prosseguir, tanto com uma campanha de mentiras sobre o que efectivamente sucedeu, como pelo prosseguimento de acções que essas falsificações “justificam.”

Odiario
Odiario

EUA vs. Cuba: De “vitória” em “vitória” até ao fracasso final?

Iroel Sánchez    23.Feb.19    Outros autores

Há sessenta anos que os EUA atacam Cuba. O desequilíbrio de forças é enorme. Mas não conseguiram uma única vitória, por muito que procurem proclamá-las. A actual contraofensiva reaccionária na América Latina tem diferentes objectivos parcelares, nomeadamente a riquezas naturais e a recuperação das parcelas de dominação perdidas pelos EUA. Mas o seu alvo principal continua a ser a Ilha Heróica.

Odiario
Odiario

_os Estados Unidos cercam militarmente a Venezuela (+ Infografia, Mapas e Vídeos)

Cubadebate    22.Feb.19    Outros autores

Há muito que ninguém tem dúvidas acerca dos projectos de agressão contra a Venezuela por parte dos EUA e dos seus lacaios (entre os quais se encontra o governo do PS). São claros os indícios da preparação da componente militar dessa agressão. O facto de crescer em todo o mundo o repúdio por esta acção criminosa indica que pode ainda ser tempo de a impedir.

Odiario
Odiario

_O Cartel de Lima em Otava, democracia canadiana e trabalhadores

Arnold August    21.Feb.19    Outros autores

Uma das consequências da actual ofensiva imperialista contra a Venezuela tem sido o significativo reforço da solidariedade internacionalista para com o processo bolivariano. Por exemplo no Canadá, cujo governo é um dos mais pressurosos lacaios da administração Trump, milhões de trabalhadores condenam através das suas organizações sindicais esta criminosa manobra.

Odiario
Odiario

O Estado burguês na forma burlesca

Mauro Luis Iasi    20.Feb.19    Outros autores

Tornou-se quase um lugar comum a referência a que na história se sucedem a tragédia e a farsa. Todavia, no Brasil actual, tragédia e farsa existem em simultâneo: nas figuras, nas obscuras e irracionais concepções dos seus principais protagonistas, nas políticas que levam a cabo. Acontece que estes personagens grotescos foram eleitos. E o que recai sobre o povo brasileiro é a tragédia da destruição de direitos e conquistas tão duramente alcançadas.

Odiario