Artículos de: Marzo, 2019

Odiario

O bombardeamento da Jugoslávia: vinte anos depois

Neil Clark    30.Mar.19    Outros autores

O bombardeamento da Jugoslávia inaugurou a escalada de agressões EUA/UE/NATO cuja dimensão actual ameaça povos em todo o mundo. Merece a pena recordar a cumplicidade dos governos da política de direita em Portugal em todos os passos dessa escalada: de Guterres quando da agressão à Jugoslávia, de Durão Barroso quando da agressão ao Iraque, até à actual participação do governo de António Costa nos ataques contra a Venezuela.

Odiario
Odiario

A actual crise na Argélia

Djamel Labidi    29.Mar.19    Outros autores

Este texto tem duas qualidades: o ajudar a reflectir sobre a situação na Argélia, e a forma como observa o ponto de vista dos media dominantes da antiga potência colonial sobre a questão. Os mesmos que cobrem de insultos o movimento dos “Gilets Jaunes” no seu país cobrem paternalmente de elogios a movimentação popular na Argélia. Pode ser que lhes saia mal em ambos os casos.

Odiario
Odiario

Bombas sobre Belgrado

AbrilAbril    28.Mar.19    Outros autores

Há vinte anos a NATO iniciou o bombardeamento da Jugoslávia. Começava a primeira agressão militar a um país soberano no continente europeu após a Segunda Guerra Mundial. O crime ficou impune, mas os sérvios não o esquecem.

Odiario
Odiario

Massacre em Mesquita na Nova Zelândia: Supremacia Branca e Guerras Ocidentais

James Petras    27.Mar.19    Outros autores

O recente massacre de fiéis muçulmanos na Nova Zelândia tem aspectos particulares que suscitam perplexidade, sobretudo no que diz respeito à ausência de vigilância a um indivíduo que anunciara a intenção de o levar a cabo. Mas mais importante ainda é o ambiente geral que favorece tais crimes: se os EUA, a UE e Israel massacram muçulmanos, como não haverá indivíduos que se sintam autorizados a fazer o mesmo?

Odiario
Odiario

Washington está a travar uma Guerra de Nova Dimensão contra a China e irá amargamente perdê-la

Peter Koenig    26.Mar.19    Outros autores

Prosseguem em todo o lado as agressões militares EUA. Mas a guerra (as guerras) que Washington tem em curso trava-se em grande medida também no plano económico. A dimensão económica que assume é o indício de um poder em acelerado declínio, cujo desespero o torna ainda mais perigoso.

Odiario
Odiario

Os golpes na Macedónia e a Grande Albânia

José Goulão    25.Mar.19    Outros autores

O objectivo final da sucessão de golpes em curso nos Balcãs é a criação de uma Grande Albânia que seja o paraíso da máfia transnacional albanesa e a verdadeira filial do poder de Washington no Sudoeste Balcânico.

Odiario
Odiario

Estava o Reino Unido a pagar aos Capacetes Brancos para produzirem a “Arma Química” Síria como cobertura para Jaish Al Islam?

Tyler Durden    22.Mar.19    Outros autores

Ainda a questão do uso de armas químicas na Síria. A Organização para a Proibição de Armas Químicas produziu 2 relatórios sobre o “incidente” em Douma. Não são conclusivos e suscitam muitas dúvidas. Mas os media ocidentais agarram-se a eles com a mesma obstinação com que falsificaram e continuam a falsificar razões que justifiquem o prosseguimento da agressão. Para conhecer a verdade, basta ouvir a voz do martirizado povo sírio.

Odiario