Artículos de: Mayo, 2019

Odiario

Os EUA enviam 8.100 milhões de dólares em armas para a Arábia Saudita, justificando-se com um alarme inexistente

O trio de fanáticos que governa os EUA passa por cima de tudo, incluindo as instituições do seu país. O Senado norte-americano proibiu a venda de armas à Arábia Saudita e aos Emiratos Árabes Unidos. Mas a administração Trump ignorou essa proibição. O chorudo negócio dos armamentos e da guerra e a dementada ambição de dominação global falam muito mais alto do que qualquer outro critério.

Odiario
Odiario

Colômbia: as mil batalhas de Jesus Santrich

Carlos Aznárez    30.May.19    Outros autores

A tragédia da Colômbia agravou-se com o radical incumprimento dos acordos de paz por parte do governo. Para o poder colombiano o caminho para a paz não são acordos, é a eliminação física dos opositores e da resistência popular. A ilegal detenção do dirigente das FARC Jesus Santrich, expressão da criminosa arbitrariedade do governo, agravou-se nos últimos dias com novos episódios.Toda a solidariedade é necessária: a Santrich e ao seu povo.

Odiario
Odiario

O mundo nas mãos de um triunvirato fascista

José Goulão    29.May.19    Outros autores

Bolton, Pompeo e Pence são o topo do complexo militar, industrial e tecnológico que governa os Estados Unidos da América. O mundo está suspenso dos efeitos da alienação mental de uma clique de sociopatas. Este trio de dementes tem sob o seu comando armamento e força militar capaz de destruir várias vezes o planeta, e o governo PS alinha fielmente com ele.

Odiario
Odiario

Pete Seeger, semeador de canções*

Celebra-se o centenário do nascimento do grande músico e cantor progressista norte-americano Pete Seeger. Lembrar a sua figura fascinante é também lembrar que existe uma “outra América”. A que em conjunto com a AIL lançou há mais de século e meio a luta do movimento operário pelos “três oitos”. A que integrou as Brigadas Internacionais durante a Guerra Civil em Espanha. A que hoje, nas dificílimas condições existentes, conduz a luta pela liberdade, pelo progresso social e pela paz no interior do país que constitui hoje a maior ameaça contra os povos de todo o mundo.

Odiario
Odiario

“Autópsia” revela rendas excessivas mas omite consequências políticas

AbrilAbril    23.May.19    Outros autores

Ficou-se a saber que os portugueses pagam a energia mais cara da UE. Entretanto, o relatório final da Comissão de Inquérito da AR confirma o pagamento de rendas excessivas, em particular à EDP (apesar da omissão de 581 milhões), mas passa ao lado da responsabilidade política nacional e da UE na alienação de um sector estratégico. É isto a actual correlação de forças na AR: até poderá ser capaz de identificar problemas de fundo, mas é incapaz de lhes dar solução.

Odiario
Odiario

Nova Nakba?*

Jorge Cadima    22.May.19    Outros autores

O martírio do povo palestiniano dura há 71 anos, e está longe de ter terminado. Os falcões da guerra estão ao ataque. Os governos dos EUA e Israel rasgam ostensivamente todos os acordos, as resoluções da ONU, a legalidade internacional. No Médio Oriente, o Irão é anunciado como novo alvo de uma política assassina que ameaça arrastar todo o mundo a uma monstruosa catástrofe.

Odiario
Odiario

A verdade e a mentira sobre os efeitos das progressões na Função Pública

Eugénio Rosa    20.May.19    Outros autores

O governo PS - sobretudo pela voz de Costa e Centeno - quis criar um alarme público com o espantalho de custos de centenas de milhões que resultariam da reposição do tempo de serviço dos professores. Uns números eram manipulados, outros eram simplesmente falsos. O que os dados oficiais do próprio Ministério das Finanças mostram é que os efeitos das progressões nas carreiras nas remunerações dos trabalhadores da Função Pública têm sido irrisórios e até mesmo negativos.

Odiario