Artículos de: Junio, 2019

Odiario

Pôr fim aos sofrimentos dos sírios começa por admitir certas verdades …

Bashar al-Jaafari    28.Jun.19    Outros autores

Mais uma vez, a intervenção do representante permanente da Síria junto da ONU desmascarou a vergonhosa aliança de facto existente entre os EUA e seus aliados e o terrorismo. Deixando igualmente claro que a dita «coligação internacional» não só abastece e apoia os bandos terroristas como actua ela própria em moldes idênticos. O fim do sofrimento do povo sírio não parece estar para breve.

Odiario
Odiario

Venezuela: os factos, nada mais do que os factos

Jean Ortiz    27.Jun.19    Outros autores

A Venezuela acaba de revelar mais uma conspiração terrorista de grande escala, mas não é esse o tema principal deste artigo. O imperialismo conduz uma guerra em diferentes frentes, e todas elas têm carácter criminoso. Este artigo faz uma resenha da ofensiva no campo económico: bloqueio, sabotagem, roubo de activos do Estado (em que o Novo Banco português também participa), sanções sobre entidades e países terceiros fazendo tábua-rasa do direito internacional. O governo português, reconhecendo o fantoche Guaidó, não só se torna seu cúmplice como fica na companhia da mais criminosa escumalha internacional.

Odiario
Odiario

O Irão e autoridades dos EUA participam em fórum de segurança na Rússia, mas ninguém fala nisso

Federico Pieraccini    26.Jun.19    Outros autores

No mundo de hoje, um fórum que reúna 120 países do mundo para discutir questões de segurança globais e formas de atenuar conflitos e de os resolver pela via diplomática merece todo o destaque. O fórum de Ufa vai na 10ª reunião. Os EUA, que há quatro anos não participavam, estiveram presentes. Faltando ver se essa presença terá resultados futuros, o que puderam aí constatar foi que países contra os quais conduzem acções de confronto estão longe de estar isolados.

Odiario
Odiario

Caravanas de doentes rumam ao Canadá*

António Santos    25.Jun.19    Outros autores

Os doentes de diabetes nos EUA têm de ir comprar insulina no Canadá. O problema não é, como sucede em países alvo de bloqueio por parte dos EUA como a Venezuela, a Síria ou Cuba, esses medicamentos não serem fornecidos. É estar em curso uma incomportável alta nos seus preços. Acontece assim quando a saúde não passa de um chorudo negócio.

Odiario
Odiario

A guerra contra o Irão está em movimento

José Goulão    22.Jun.19    Outros autores

A ofensiva dos EUA prossegue em todo o lado, subservientemente acompanhada pelos seus vassalos. Os episódios contra o Irão integram uma estratégia de guerra híbrida, tão do agrado dos estrategos actuais do establishment e que está em andamento na Venezuela. Mas a estratégia actual integra também elementos já muito vistos: as acusações de um ataque iraniano a petroleiros reproduzem os “incidentes” do golfo de Tonquim, com barbas de 55 anos. Mas ainda há quem prefira ser enganado.

Odiario
Odiario

Putin compara os riscos climáticos aos nucleares

«o grito do povo»    21.Jun.19    Outros autores

Num encontro com jornalistas à margem do recente Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, Vladimir Putin alertou para as ameaças – as já existentes e as que tendem a agravá-las - de uma confrontação nuclear global. Alertou para o contraste entre a projecção mediática atribuída às alterações climáticas e o quase absoluto silêncio sobre evoluções recentes, nomeadamente a conduta dos EUA que abre caminho a uma corrida armamentista sem quaisquer mecanismos de controlo possíveis.

Odiario
Odiario

Greve geral no Brasil: 45 milhões contra Bolsonaro

AbrilAbril    19.Jun.19    Outros autores

Realizou-se na passada sexta-feira uma poderosa greve geral no Brasil. Envolveu 45 milhões de trabalhadores e estudantes em mais de 380 cidades, contra Jair Bolsonaro e a sua reforma da Previdência mas também contra a acção governativa em bloco. A extrema-direita no governo tentou responder com a repressão, mas a resposta nos locais de trabalho e na rua foi esmagadora.

Odiario