Artículos de: Julio, 2019

Odiario

Os que ganham com a guerra e o desaparecimento do complexo militar-industrial dos EUA

Dmitry Orlov    31.Jul.19    Outros autores

Existe no Pentágono um gabinete que produz um relatório anual destinado ao Congresso dos EUA. A leitura que este texto faz dele é talvez demasiado optimista: vê no relatório a imagem de uns EUA que perderam capacidade técnica, tecnológica, logística e de produção material para sustentar um conflito militar de envergadura e prolongado. Mesmo que isso corresponda à realidade, não altera o facto de os EUA disporem de um arsenal capaz de destruir o planeta inteiro, e de continuar a haver dirigentes seus que desejam dar-lhe uso.

Odiario
Odiario

O aumento dos impostos em Portugal entre 2011 e 2019, o agravamento das desigualdades, as propostas eleitorais dos partidos

Eugénio Rosa    30.Jul.19    Outros autores

A injustiça do sistema fiscal português agravou-se ainda mais como o governo PSD/CDS entre 2011 e 2015. E com o actual governo não se verificou a reversão para 2011 da situação na carga fiscal. Os impostos indirectos (mais injustos) têm um peso muito maior do dos impostos directos (tidos como mais justos). No IRS verifica-se que os grupos menos atingidos com aumentos foram os rendimentos mais elevados, enquanto os dois escalões mais baixos sofreram amior agravamento, segundo revelam dados do próprio Ministério das Finanças. É face a esta realidade que as propostas eleitorais devem ser lidas.

Odiario
Odiario

O interesse jornalístico e outros interesses vários*

“Avante!”    29.Jul.19    Outros autores

A comunicação social é, na sociedade actual, um negócio e assim deve ser observado e analisado. Mas não é um negócio qualquer, pois à dimensão económica junta-se a ideológica. A ligação entre os média dominantes e o capitalismo é estrutural: integrando-se em grandes grupos económicos com interesses diversificados, o seu “jornalismo” age estritamente para os promover, justificar e apoiar.

Odiario
Odiario

Nova guerra?*

Jorge Cadima    26.Jul.19    Outros autores

Um ataque dos EUA e aliados ao Irão, que os sectores mais belicistas claramente advogam, provocaria uma catástrofe de enormes proporções, muito maior do que as guerras imperialistas do último quarto de século.

Odiario
Odiario

PIM PAN PUM

Para o PAN não é contraditório que o seu deputado na Assembleia da República intervenha contra os políticos, declarando que o regime falhou, como se ele mesmo não fosse um político em exercício. Objecto da maior benevolência por parte dos media, as contradições, banalidades e oportunismos do PAN não arriscam o escrutínio mediático que mereceriam. E a sua promoção diz muito acerca das diferentes componentes e vias do projecto da direita.

Odiario
Odiario

Documentos inéditos do governo alemão confirmam os planos para a destruição da Sérvia

Miodrag Novakovic    23.Jul.19    Outros autores

A agressão contra República Federativa da Jugoslávia e a sua destruição constitui um marco na acção criminosa da NATO, e constitui um campo de ensaio para toda a sua acção posterior, de aberta violação do direito internacional. É oportuna esta revisitação do seu planeamento e preparação.

Odiario
Odiario

O saldo orçamental positivo de Centeno: um “milagre” à custa do prosseguimento da degradação dos serviços públicos

Eugénio Rosa    22.Jul.19    Outros autores

Os dados referentes à execução orçamental de Maio de 2019 deram lugar ao habitual festival da comunicação social afecta ao governo, comentadores nos media defensores do governo, e do próprio ministro Centeno: “o ministro milagreiro do défice.” Como não há contraditório nos media aquela afirmação passou como verdade e muita gente acreditou nela. Mas os próprios dados do Ministério das Finanças mostram outra coisa. Este saldo positivo é obtido à custa do aumento da divida ao sector privado (nomeadamente no SNS) e da redução de prestações sociais, de que é exemplo flagrante a baixa cobertura do subsídio de desemprego.

Odiario