Artículos de: Agosto, 2019

Odiario

Siga o dinheiro por detrás dos protestos em Hong Kong

Sara Flounders    31.Ago.19    Outros autores

Os EUA e a antiga potência colonial, a Grã-Bretanha, organizam, financiam e incentivam os protestos em Hong Kong. Mobilizam sobretudo uma juventude cujas condições de vida são difíceis. O tratado de devolução de Hong Kong à República Popular da China consagrou o princípio “Um país, Dois sistemas”. E o sistema que degrada as condições de vida de Hong Kong é precisamente o que vigora nos EUA e na Grã-Bretanha.

Odiario
Odiario

Há oitenta anos, o pacto germano-soviético: um símbolo da história desfigurado pelos reaccionários!

Fadi Kassem    30.Ago.19    Outros autores

A falsificação da história é um instrumento privilegiado da ofensiva anticomunista. A mesma grande burguesia ocidental que via em Hitler um útil instrumento contra a URSS prossegue empenhadamente o desfiguramento dos antecedentes imediatos da 2ª Guerra Mundial: trata-se não apenas de ocultar o papel decisivo da União Soviética na derrota do nazi-fascismo, mas também de ocultar a simpatia e cumplicidade com que as potências ocidentais assistiram à ascensão do fascismo.

Odiario
Odiario

Hong Kong, a história que não irá ler

Pino Arlacchi    28.Ago.19    Outros autores

Uma parte da opinião pública já aprendeu a ser céptica em relação aos fluxos de “notícias” transmitidas pelos media dominantes. Mas trata-se infelizmente de uma pequena parte. Tudo o que possa ser feito para contrapor factos concretos às campanhas mediáticas é necessário, sejam elas sobre ”armas de destruição massiva” no Iraque sejam sobre os “combatentes da liberdade” em Hong Kong.

Odiario
Odiario

A Ditadura Fascista e os caminhos da Arte em Portugal

Quando a extrema-direita e os saudosistas do salazarismo (incluindo, assuma-o ou não, o presidente PS da CM de Santa Comba Dão) ressurgem com crescente agressividade, recordar o que foi o regime fascista em Portugal é de novo obrigatório. Entre as mais corajosas e combativas frentes da resistência conta-se a dos intelectuais antifascistas, que nunca permitiu espaço de manobra e de credibilidade às tentativas de captação do regime. Esse combate dos intelectuais permanece inteiramente actual.

Odiario
Odiario

Barreira sino-russa contra a intromissão dos EUA

M.K. Bhadrakumar    23.Ago.19    Outros autores

Os EUA acumularam suficiente experiência e sucessos na promoção de “revoluções coloridas” para se abalançarem a duas operações simultâneas de grande ambição: Hong Kong e Moscovo. O problema é irem confrontar-se com forças e meios muito superiores àqueles com que se depararam em outros lugares. E desta nova ofensiva resultarem novas plataformas de cooperação sino-russa, outro pesadelo para os EUA e seus aliados.

Odiario
Odiario

Grécia: o suicídio ou o assassínio de um país

Peter Koenig*    22.Ago.19    Outros autores

Muitos “analistas” continuam a lamentar em vários tons as condições gregas, mas nenhum deles ousa defender a única solução que poderia ter retirado (e ainda pode) a Grécia desta situação dramática: sair do euro e recomeçar a reconstruir a nação com uma economia nacional, moeda própria, bancos públicos ao serviço do país e um banco central soberano decidindo sobre a política monetária mais adequada à Grécia e, sobretudo, ao programa de recuperação.

Odiario
Odiario

Mercadorias: linhas para uma longa luta que continua

Manuel Gouveia    21.Ago.19    Outros autores

A greve dos motoristas de matérias perigosas foi acompanhada de uma densa nuvem de mistificação, soprada tanto do lado do patronato como de alguns dirigentes sindicais, figuras do governo e comentadores nos grandes media. Essa mistificação prolonga-se agora nos respectivos balanços sobre quem “ganhou” e quem “perdeu”, intensamente assumida pelos propagandistas de um governo que recorreu a ilegalidades diversas e se alinhou com o patronato.

Odiario