Artículos de: Agosto, 2020

Odiario

A França projecta um Líbano que faça contrapeso a Israel

Nazanín Armanian    31.Ago.20    Outros autores

A algo insólita pressa com que Macron se deslocou a Beirute após a catástrofe de 4 de Agosto é mais um indício da complexa situação no Médio Oriente. As velhas potências coloniais e as novas potências regionais todas em competição por influência, por um lugar no xadrez geoestratégico e na rapina das riquezas locais. A tragédia dos povos da região não irá acabar tão cedo.

Odiario
Odiario

A brigada dos filantropos

José Goulão    27.Ago.20    Outros autores

Plutocratas e gigantes multinacionais distribuem os seus fartos lucros não apenas pelos accionistas mas também por indivíduos e organizações envolvidos em activismo por grandes causas, sejam elas a revolução social, o combate às alterações climáticas, a luta contra o racismo e outras de equivalente generosidade. A interrogação que se coloca é por que razão membros da casta ultraminoritária que embolsa milhares de dólares por segundo, graças ao capitalismo - sobretudo nas suas versões mais selvagens - financia «revoluções» para supostamente instaurar a justiça social?

Odiario
Odiario

O Acordo Abraham e a perigosa entrada de Israel no Golfo Pérsico em 27 notas

Nazanín Armanian    26.Ago.20    Outros autores

O Acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, patrocinado por Trump, é vantajoso para os sionistas, para a monarquia reaccionária dos EAU, de algum modo para Trump. Perdem o povo palestiniano e os povos do Médio Oriente no seu conjunto: «este tipo de “paz” injusta com um regime como o israelita significa apenas mais guerras contra outros milhões de pessoas indefesas».

Odiario
Odiario

A vacina russa contra a COVID 19, sobre os ombros da URSS

«Se escrevo este artigo é porque creio que ninguém está a falar do óbvio: as equipas científicas russas foram capazes de criar a vacina porque ainda existe uma poderosa estrutura estatal de laboratórios de investigação que foi desenvolvida pela União Soviética.»

Odiario
Odiario

Espaço e tempo

Agostinho Lopes    24.Ago.20    Outros autores

«Nada é verdadeiramente novo na campanha contra a Festa do Avante!. A não ser o ponto de partida, falso, com que justificam as suas invectivas. Nada representa verdadeiras preocupações pela saúde pública, antes a instrumentalização da Covid para renovação dos ataques à Festa.»

Odiario
Odiario

Dr. Jacques Pauwels: “Para promover os seus objectivos de maximização de lucros, o capitalismo está disposto a usar a “cenoura” da democracia, bem como o “pau” do fascismo”

«É efectivamente um mito que o capitalismo seja uma espécie de gémeo siamês da democracia. Por outras palavras, que o ambiente político favorito do capitalismo seja a democracia. A história mostra-nos que o capitalismo floresceu em sistemas altamente autoritários e apoiou entusiasticamente esses sistemas.» Isso verifica-se de Bismark a Pinochet passando por Hitler, e não ficará por aí, se isso lhe for permitido.

Odiario
Odiario

Quem incendiou o Porto de Beirute?

Nazanín Armanian    21.Ago.20    Outros autores

A recente explosão que arrasou boa parte do porto de Beirute continua a suscitar muitas e justificadas interrogações. Mas se é difícil ainda explicar as causas do sucedido, observar a quem interessa esta tragédia e que procura tirar partido dela é bastante mais fácil. Este artigo faz uma breve retrospectiva de antecedentes que ajudam a apontar algumas respostas.

Odiario