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Os campos de concentração franquistas: “reeducação”, escravatura e morte

El PaÍ­s :: 16.03.19

Um dos trunfos do actual ressurgimento do fascismo são os muitos anos de ocultação e branqueamento dos crimes dos regimes fascistas, nomeadamente os perpetrados na Europa dos anos 30 e 40. É por isso útil e necessário rememorar todos aspectos concretos desse cortejo de horrores, como é o caso dos campos de concentração do franquismo.

A imagem da bandeira franquista ondeando do outro lado da fronteira causou-lhe profunda preocupação. Nunca antes a contemplara tão de perto. Após dois anos e meio combatendo nas fileiras do Exército Republicano, da pesada derrota e de sete meses de exÍ­lio na França, Luis Ortiz (falecido esta quinta-feira 7 de Março, aos 102 anos) estava determinado a voltar para casa naquele ano de 1939. A sua mãe havia sondado em Bilbao pessoas próximas do novo regime. Todos lhe asseguraram que se o filho voltasse ninguém o incomodaria, já que não havia qualquer acusação contra ele. O relatório materno gerou mais confiança nele do que as promessas feitas pelas autoridades espanholas e francesas. Luis nunca tinha acreditado inteiramente na mensagem repetida pelo sistema sonoro dos campos de concentração gauleses de Septfonds e de Gurs, em que tinha compartilhado o cativeiro com milhares de compatriotas: “Voltai ao vosso paÍ­s. Ninguém tem que temer na Espanha de Franco, desde que não tenha as mãos manchadas de sangue”.

Já não era hora de recuar. Luis foi em frente e atravessou tranquilamente a ponte de Hendaia. “Irún estava cheio de guardas civis e falangistas. Não demoraram nem um minuto a prender-me.” Momentos depois, entrava como prisioneiro no campo de concentração próximo, instalado na fábrica de chocolates Elgorriaga. Começou aÍ­ um périplo que o levaria a passar por outros dois campos de concentração e por um batalhão de trabalhadores escravos. Luis Ortiz foi mais um dos quase um milhão de espanhóis vÍ­timas de um sistema que começou a organizar-se após a sublevação contra a Segunda República.

Os generais golpistas demoraram 24 horas para abrir o primeiro campo de concentração oficial do franquismo. O local escolhido foi uma velha fortaleza do século XVII no coração do protectorado espanhol em Marrocos. Entre 18 e 19 de Julho de 1936, dezenas de militares que tinham permanecido leais Í  ordem constitucional, membros de organizações republicanas, funcionários públicos, jornalistas e professores começaram a ser confinados na cidadela de Zeluan. Todos eles eram, de certa forma, afortunados. Apenas na primeira noite da sublevação os golpistas tinham fuzilado 189 pessoas em Ceuta, Melila e no território do protectorado. Um dia depois, Franco oficializou essa prática repressiva. Através de uma ordem, pediu aos seus companheiros de rebelião que organizassem “campos de concentração com os elementos perturbadores” os quais deveriam de empregar “em obras públicas, separados da população”.
Antes do final de Julho abriram as suas portas os campos de El Mogote, a 10 quilômetros de Tetouan, e La Isleta, em Las Palmas de Gran Canaria. Em Malhorca, o comandante militar publicou na imprensa uma nota oficial: “Firme, humanitária e severa, a Espanha resgatada em defesa dos seus filhos leais, não poderá ter com os traidores outra atitude senão encerrá-los em campos de concentração. Não será cruel porque será cristã, mas também não será estúpida porque deixou de acreditar no parlamentarismo liberalóide. Saibam-no todos e especialmente os senhoritos comunistas de cabaré: há vagas em campos de concentração e picaretas, pás e enxadas disponÍ­veis nas suas arrecadações”. Seguiram os passos das Baleares todos e cada um dos territórios em que o golpe de Estado ganhou rapidamente: Galiza, Navarra, zonas de Castela Velha e Andaluzia … “Criaremos campos de concentração para vagabundos e delinquentes polÍ­ticos; para maçons e judeus; para os inimigos da Pátria, do Pão e da Justiça,” anunciava ameaçadoramente a Falange de Cádis na capa do seu jornal ́guilas.

Metodicamente, as áreas conquistadas pelos exércitos franquistas foram semeadas com campos de concentração. Os seus inquilinos eram maioritariamente prisioneiros de guerra capturados na frente. Também passaram por eles todo o tipo de presos polÍ­ticos: altos responsáveis da Administração, militantes de partidos polÍ­ticos e sindicatos, até mulheres cujo único crime era ser esposa, mãe ou filha de um combatente republicano. A Andaluzia foi a região que albergou um maior número de recintos, 51. Seguiram-se a Comunidade Valenciana, com 41; Castilla-La Mancha, com 38, e Castilla y León, com 24. Houve um total de 286 campos de concentração oficiais abertos entre 1936 e 1939 que pudemos documentar. Alguns, como a praça de touros de Valência ou o campo de futebol do velho ChamartÍ­n, em Madrid, embora reunissem milhares de prisioneiros, funcionaram apenas durante alguns dias. A maioria operou durante anos, como o de Miranda de Ebro (Burgos), o de mais longa duração do franquismo, que fechou as suas portas em 1947.

Ao contrário do meticuloso sistema dos nazis, o sistema espanhol foi pouco homogéneo. Embora em Julho de 1937 Franco tenha criado a Inspecção dos Campos de Concentração de Prisioneiros (ICCP) para centralizar o controlo desses recintos, a improvisação, o caos organizativo e as disputas entre generais causaram enormes diferenças. As condições de vida variavam dependendo da provÍ­ncia, do comandante militar encarregado da região ou do oficial designado para o dirigir. As possibilidades de sobrevivência aumentavam se o chefe impedia a entrada de falangistas que iam Í  caça ao homem e desciam se era um corrupto e desviava para o seu bolso parte do dinheiro que devia gastar com a alimentação. Apesar das diferenças, todos cumpriram uma missão principal: selecionar os cativos. O GeneralÍ­ssimo não queria que um único fosse libertado sem ter sido investigado e depurado. Longe de respeitar os seus direitos como prisioneiros de guerra, a Espanha “nacional” não os considerava membros de um exército mas, como o verbalizou o próprio ICCP, “uma horda de assassinos e foragidos”.

Para determinar o seu suposto grau de criminalidade, os cativos foram submetidos a complexos processos de classificação nos quais solicitaram relatórios aos alcaides, guardas civis e sacerdotes das suas localidades de origem. Sofreram durÍ­ssimos interrogatórios que em muitas ocasiões terminaram com a morte. Luis Ortiz testemunhou esse tipo de prática no campo de concentração da Universidade de Deusto, em Bilbao: “Como sabia escrever Í  máquina, fui designado para os escritórios. Tomava nota do que os prisioneiros declaravam. Quando não gostavam das respostas, davam-lhes com um pau nos rins. Uma e outra vez. Os interrogatórios eram extremamente duros”.

Depois de reunir todas as informações, as comissões dividiam-nos basicamente em três grupos: Inimigos considerados irrecuperáveis, que eram submetidos a julgamentos sumários onde foram condenados Í  morte ou a longas penas de prisão em cárceres imundos; os que, apesar de contrários ao novo regime, se estimava que poderia ser “reeducados” e, finalmente, os considerados “afectos”, que eram incorporados no exército franquista ou postos em uma liberdade que seria sempre condicional, sob a eterna vigilância das autoridades civis e militares.

Os campos serviram também como local de extermÍ­nio e de “reeducação”: os cativos pereceriam de fome, de frio e de doenças causadas pelas deploráveis condições higiénicas e quase total ausência de assistência sanitária; centenas de homens foram levados Í  força por grupos de falangistas, guardas civis ou comandos paramilitares que, com a cumplicidade dos comandantes militares, os assassinaram em qualquer vala. À medida que a guerra avançava, esses “passeios” seriam substituÍ­dos ou complementados pelos assassÍ­nios “legais”: execuções levadas a cabo após conselhos de guerra que mal duravam uma hora e que em muitas ocasiões eram realizados nos próprios campos. No campo instalado no convento de Camposancos, em A Guarda (Pontevedra), os acusados eram julgados em grupos de até 30 pessoas. Os seus advogados eram militares franquistas que costumavam limitar-se a confirmar a gravidade das acusações.

Para Franco era claro que aqueles que sobrevivessem aos campos deveriam sair deles “reformados”. Os prisioneiros de San Marcos, em León, receberam um pequeno livro no qual tentavam doutrina-los sobre religião, polÍ­tica e conceitos morais. Nele dizia-se: “Nós aspiramos a que alguns de vós saiam (…) espiritual e patrioticamente mudados; outros, com estes sentimentos reactivados, e todos, vendo que cuidámos de mostrar-lhes o bem e a verdade “. Esse “bem” e essa “verdade” foram inculcados através de um cruel processo de desumanização. Os cativos foram despojados de seus pertences, tosquiados Í  máquina zero e incorporados num grupo humano impessoal que se movia ao toque da corneta e a golpes de moca. Na maioria dos campos havia também duas palestras diárias de doutrinação sobre temas com tÍ­tulos eloquentes: “Erros do marxismo”. Criminalidade prevalecente antes de 18 de Julho. Os objectivos do judaÍ­smo, da maçonaria e do marxismo. Porque assume o exército a tarefa de salvar a pátria. O conceito da Espanha imperial “.

A Igreja desempenhou um papel fundamental na “reeducação”. A assistência Í  missa era obrigatória, e a comunhão, conveniente para agradar aos guardiões. Os chefes dos campos consideraram o maior sucesso conseguir a conversão dos presos. Tal como redigiu o tenente-coronel Cagigao, responsável militar do campo de concentração de El Burgo de Osma (Soria), num relatório apresentado a Franco: “MagnÍ­fico espetáculo! Imagem impressionante de uma majestade [sic] e grandeza que só pode ser visto na Espanha do Caudillo, o de 3.082 prisioneiros ajoelhados com as mãos cruzadas e deslocando-se no meio deles 10 sacerdotes distribuindo a sagrada comunhão”.

Os campos de concentração também nasceram com o objetivo de aproveitar os prisioneiros como mão-de-obra escrava. Nas Ilhas Baleares, nas Ilhas Canárias e no protectorado de Marrocos, estes recintos foram, durante o conflito, centros de trabalhos forçados para a construção de infraestruturas e fortificações. Em Maiorca, os detidos dos campos de Pollensa, San Juan de Campos, Manacor e Sóller construÍ­ram mais de 100 quilómetros de estradas. Na PenÍ­nsula a situação foi menos homogénea. No inÍ­cio da guerra, os cativos eram usados ”‹”‹arbitrariamente. Generais, oficiais, alcaides, falangistas e particulares afectos aos golpistas empregavam-nos em todos os tipos de tarefas: escavar trincheiras, reconstruir pontes, reabilitar aldeias destruÍ­das. Em 1937, com o nascimento do ICCP, o trabalho escravo começou a ser sistematizado. Franco regulamentou naquele ano por decreto o que ele definiu como o “direito-obrigação” ao trabalho dos seus cativos. E, passo a passo, foi surgindo o sistema de exploração laboral dos prisioneiros e presos polÍ­ticos.

Nos chamados batalhões de trabalhadores chegaram a ser explorados, simultaneamente, entre 90.000 e 100.000 pessoas em mais de uma centena de empresas dispersas pela geografia nacional. Funcionaram até 1940. A partir desse momento, o trabalho escravo foi garantido forçando os homens em idade militar que não haviam lutado nas fileiras franquistas a fazer a mal chamada “mili de Franco”. Destes, aqueles que eram reconhecidos como afectos ao Movimento ingressavam no exército regular. O resto ia parar aos chamados Batalhões Disciplinares de Soldados Trabalhadores, que assumiram o trabalho dos batalhões de trabalhadores, ou foram destinados a realizar fortificações nos Pirenéus, no Campo de Gibraltar e nas costas espanhola face a uma possÍ­vel entrada do paÍ­s na Segunda Guerra Mundial. Entre 1940 e 1942, 47.000 homens trabalharam anualmente nesses batalhões. Continuaram operacionais até 1948 algumas dessas unidades, formadas por republicanos que iam saindo da prisão após serem indultados ou a cumprirem integralmente as suas sentenças.

A perpetuação do modelo de prisioneiros escravos foi realizada através do PatrocÍ­nio de Redenção de Penas pelo Trabalho, organismo controlado pelo Ministério da Justiça e exterior ao sistema dos campos de concentração. Nas suas unidades integraram-se presos polÍ­ticos e comuns que viam reduzida a sua pena e recebiam um salário até 30 vezes inferior ao de um operário livre. O patronato geriu desde 1938 até 1970 meia dúzia de agrupamentos de colónias penais militarizadas e centenas de destacamentos penais, como os que trabalharam na secagem de pântanos e na construção de monumentos como o Vale dos CaÍ­dos.

Os prisioneiros que conseguiram sobreviver nunca obtiveram total liberdade. Durante anos tiveram de apresentar-se periodicamente ao quartel da Guarda Civil e estiveram sujeitos a um regime de vigilância. Ao sair dos campos, descobriram que haviam perdido os seus empregos, seus negócios e, em muitos casos, todos os seus bens. A depuração ideológica nos setores público e privado foi sistemática. Luis Ortiz sofreu na sua própria carne: “Fui libertado em 1943. A minha esposa trabalhava numa fábrica de baterias e ganhava uma miséria. VivÍ­amos num apartamento dos que hoje chamamos apartamentos jangada. As empresas precisavam de pessoas, mas apenas contratavam aqueles que se tinham destacado no exército franquista. Antes de começar a trabalhar numa empresa era necessário apresentar um formulário de aceitação carimbado pelo sindicato vertical. Ias Í  sede do sindicato, eles olhavam para os antecedentes, diziam que eras desafecto e não o selavam ”. Luis só conseguiu o selo depois de subornar um dos chefes do sindicato: “Tive que pagar-lhe 5.000 pesetas. 5.000 pesetas do ano de 1943! Mobilizei metade de Bilbao para pedir dinheiro emprestado”.

Como muitos dos homens e mulheres que passaram pelos campos de concentração de Franco, Luis Ortiz enfrentou sua nova vida em semiliberdade, entre o medo e o silêncio. Trabalhou durante 34 anos na empresa Uralita, onde se aposentou em 1977, o mesmo ano em que votou nas primeiras eleições livres realizadas em Espanha desde 1936. Só muitos anos após a morte do ditador decidiu contar a sua história. Nesta quinta-feira, 7 de março, faleceu com 102 anos num hospital em Bilbao. Dias antes partilhou o seu testemunho: “Durante muito tempo só era conhecido o que o franquismo quis contar sobre nós. O importante agora é que se saiba a verdade. Eu estive calado mais de 40 anos, mas agora estou embalado. Conheces aquele personagem famoso que queria morrer com as botas calçadas? Pois é assim que quero morrer. É assim que vou morrer “.

Fonte: https://elpais.com/elpais/2019/03/04/eps/1551726594_395569.html


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