Autor: “ Jorge Cadima”

Odiario

Trapaça do Século*

Jorge Cadima    07.Feb.20    Outros autores

Trump e Netanyahu apresentaram um “plano” que rasga de uma assentada sete décadas de resoluções da ONU sobre a questão palestiniana e até os acordos, como Oslo, promovidos sob a égide dos EUA. É certo que uma coisa são tais resoluções, outra a vontade internacional – e da ONU – em fazê-las cumprir. O direito do povo palestiniano a um território e um país é uma causa humana central, e exige a multiplicação das acções de solidariedade em toda a parte. E perante este criminoso e cínico “plano” será mais difícil fingir ignorar o que está em causa.

Odiario
Odiario

OPCW*

Jorge Cadima    06.Ene.20    Outros autores

Os EUA/NATO/EU não suportam que seja quem for – organização internacional ou personalidade individual – ponha em causa as falsidades com que pretendem justificar sucessivas agressões militares. Cientistas da OPAQ (OPCW) que questionaram essa manipulação foram ameaçados. Jornalistas saíram dos órgãos em que trabalhavam. E Julian Assange está a ser lentamente assassinado na cela da prisão.

Odiario
Odiario

Sem máscara*

Jorge Cadima    02.Dic.19    Outros autores

Os EUA e outras potências imperialistas apadrinham descaradamente o fascismo, a violência e o golpismo. Para os EUA não existe qualquer direito internacional nem qualquer tratado assinado que tenha de cumprir, da Palestina ao controlo de armas, do comércio ao clima e ao Irão. A regra que cumpre é a do gangsterismo. A UE, com o governo do PS em Portugal seguindo fielmente o guião, presta vassalagem a esta criminosa conduta.

Odiario
Odiario

O imperialismo e os povos do Médio Oriente

Jorge Cadima    25.Nov.19    Outros autores

Três décadas após o início do ciclo de guerras com que o imperialismo quis ‘celebrar’ o fim da primeira experiência histórica de construção do socialismo, o Médio Oriente é testemunho eloquente da barbárie do capitalismo, do facto de este não hesitar na escolha dos mais criminosos meios para de novo dominar a região.

Odiario
Odiario

Acordai!

Jorge Cadima    12.Oct.19    Outros autores

A vergonhosa resolução aprovada pela maioria do Parlamento Europeu sobre a II Guerra Mundial (19.9.19), não é apenas grave pela tentativa de reescrever e falsificar a História. É grave por aquilo que representa para a actualidade e o futuro. Pelo anticomunismo se ataca a democracia e se abre a porta ao fascismo

Odiario
Odiario

Verdade histórica - Apontamentos sobre a II Guerra Mundial*

Jorge Cadima    23.Sep.19    Outros autores

É permanente a necessidade de repor a verdade histórica sobre a II Guerra Mundial, sistematicamente falsificada. Falsificação que atinge o delírio oficial, como sucedeu com as recentes comemorações ocidentais do desembarque na Normandia para as quais a Rússia não foi convidada mas em que, em compensação, estava presente…a Alemanha. Para toda esta gente continua a ser insuportável o papel decisivo da URSS na derrota do nazi-fascismo.

Odiario
Odiario

Comadres*

Jorge Cadima    17.Sep.19    Outros autores

A crise do capitalismo está a entrar numa fase deflacionária, reconhece um alto funcionário dos EUA. O Governador do Banco de Inglaterra constata a alteração da correlação de forças económica mundial, com o rápido crescimento das economias emergentes. As velhas potências imperialistas sentem o terreno a fugir-lhes debaixo dos pés e, como velhas comadres, disputam entre si. Trava-se uma luta feroz no seio do capitalismo mundial e o principal perigo, como sempre, é para os povos.

Odiario