Autor: “AC”

Odiario

A UE mata-nos a foice! E o martelo! Só nos resta a clandestinidade

Um texto indignado e irónico acerca da iníqua resolução anticomunista recentemente aprovada no Parlamento Europeu. Haverá ainda muito mais a dizer sobre esta matéria e sobre as enormes ameaças que comporta. Desde já, registar que a grande maioria dos deputados portugueses no PE votou a favor. E dois outros votos merecem um sublinhado: um, a abstenção de Manuel Pizarro do PS, num grupo que votou em peso a favor; outro a abstenção de José Gusmão do BE, num grupo que votou em peso contra.

Odiario
Odiario

Hong Kong, a história que não irá ler

Pino Arlacchi    28.Ago.19    Outros autores

Uma parte da opinião pública já aprendeu a ser céptica em relação aos fluxos de “notícias” transmitidas pelos media dominantes. Mas trata-se infelizmente de uma pequena parte. Tudo o que possa ser feito para contrapor factos concretos às campanhas mediáticas é necessário, sejam elas sobre ”armas de destruição massiva” no Iraque sejam sobre os “combatentes da liberdade” em Hong Kong.

Odiario
Odiario

O Irão e autoridades dos EUA participam em fórum de segurança na Rússia, mas ninguém fala nisso

Federico Pieraccini    26.Jun.19    Outros autores

No mundo de hoje, um fórum que reúna 120 países do mundo para discutir questões de segurança globais e formas de atenuar conflitos e de os resolver pela via diplomática merece todo o destaque. O fórum de Ufa vai na 10ª reunião. Os EUA, que há quatro anos não participavam, estiveram presentes. Faltando ver se essa presença terá resultados futuros, o que puderam aí constatar foi que países contra os quais conduzem acções de confronto estão longe de estar isolados.

Odiario
Odiario
continuação

Nicolás Maduro: “Que sejamos respeitados enquanto soberanos e independentes” (II)

Ignacio Ramonet    10.Ene.19    Outros autores

Nesta segunda parte da entrevista, Nicolás Maduro fala sobre questões económicas e questões internacionais. No conjunto da entrevista, serão possivelmente de destacar dois traços da personalidade do Presidente venezuelano. Um, a frontalidade com que aborda diferentes matérias, algumas das quais bastante delicadas. Outro, a confiança que em todas as circunstâncias manifesta em relação ao seu povo.

Odiario
Odiario

Nicolás Maduro: “Que sejamos respeitados enquanto soberanos e independentes” (I)

Ignacio Ramonet    09.Ene.19    Outros autores

No próximo dia 10 de Janeiro Nicolás Maduro tomará posse do mandato presidencial para que foi reeleito. É portanto muito oportuna a publicação desta entrevista, em que são abordados aspectos da situação política e económica da Venezuela e temas internacionais. Dada a extensão da entrevista, será publicada em dois dias seguidos..

Odiario
Odiario

Quem vota em Jair Bolsonaro, porquê e o que esperar do bolsonarismo?

David Maciel*    01.Oct.18    Outros autores

Parece estar a crescer no Brasil um amplo movimento de rejeição ao candidato de extrema-direita às eleições presidenciais, Jair Bolsonaro. Este texto coloca questões centrais: que sectores sociais, regionais e estaduais constituem a sua base de apoio? Que condições sociais, políticas e ideológicas favorecem que um tal candidato surja tão bem posicionado nas sondagens? Poderá emergir do “bolsonarismo” um movimento fascista típico?

Odiario
Odiario

Trabalho especial: Venezuelanos imigrantes, capítulo América Latina. Mitos e realidades (Parte II)

Ana Cristina Bracho    18.Sep.18    Outros autores

Publicamos a segunda parte do trabalho editado por Misión Verdad sobre a questão da emigração na Venezuela. No conjunto, uma importante fonte de informação sobre a instrumentalização deste fenómeno, em particular no caso de países receptores que integram a plataforma de intervenção internacional contra a Venezuela comandada pelos EUA.

Odiario