Autor: “AbrilAbril”

Odiario

Greve geral no Brasil: 45 milhões contra Bolsonaro

AbrilAbril    19.Jun.19    Outros autores

Realizou-se na passada sexta-feira uma poderosa greve geral no Brasil. Envolveu 45 milhões de trabalhadores e estudantes em mais de 380 cidades, contra Jair Bolsonaro e a sua reforma da Previdência mas também contra a acção governativa em bloco. A extrema-direita no governo tentou responder com a repressão, mas a resposta nos locais de trabalho e na rua foi esmagadora.

Odiario
Odiario

Nos 30 anos de Tiananmen: os mesmos objectivos, uma nova ofensiva

A pretexto do 30º aniversário dos acontecimentos de Tiananmen está em curso uma virulenta campanha mediática de manipulação e desinformação. A sua origem é a mesma da situação de há 30 anos: independentemente de condições sociais, económicas e políticas realmente existentes, o que foi e continua a ser determinante é a acção do imperialismo norte-americano com o objectivo de submeter e desagregar a China.

Odiario
Odiario

Vitória de Cristina sobre corticeira que desiste de recurso e paga multa

AbrilAbril    04.Jun.19    Outros autores

A corajosa luta da operária corticeira Cristina Tavares contra a violência a que foi sujeita na empresa onde trabalha obteve uma importante vitória no tribunal. Foi também uma vitória da solidariedade de classe. Que não esquecerá nunca os repugnantes processos de assédio moral a que a empresa recorreu. Muito do patronato português continua alérgico aos direitos dos trabalhadores.

Odiario
Odiario

Uber Eats e Glovo recusam celebrar contratos com trabalhadores

AbrilAbril    04.Jun.19    Outros autores

A Uber Eats e a Glovo rejeitaram, no Ministério do Trabalho, vir a realizar contratos com os seus distribuidores, denuncia o Sindicato da Hotelaria do Norte. Condições são de extrema precariedade. As plataformas digitais multinacionais do séc. XXI reproduzem relações de trabalho do séc. XIX, ou piores.

Odiario
Odiario

“Autópsia” revela rendas excessivas mas omite consequências políticas

AbrilAbril    23.May.19    Outros autores

Ficou-se a saber que os portugueses pagam a energia mais cara da UE. Entretanto, o relatório final da Comissão de Inquérito da AR confirma o pagamento de rendas excessivas, em particular à EDP (apesar da omissão de 581 milhões), mas passa ao lado da responsabilidade política nacional e da UE na alienação de um sector estratégico. É isto a actual correlação de forças na AR: até poderá ser capaz de identificar problemas de fundo, mas é incapaz de lhes dar solução.

Odiario
Odiario

BCE vai lucrar 13,2 mil milhões com dívida pública portuguesa

AbrilAbril    08.Abr.19    Outros autores

Uma notícia que diz muito sobre a situação de Portugal face às instituições da UE e à integração do país na moeda única: o BCE lucrou 7,9 mil milhões de euros com dívida soberana portuguesa até ao fim de 2018, valor ao qual irá somar ainda 5,3 mil milhões. Para a Alemanha e a França irão 3,51 mil milhões. A troika FMI/BCE/UE continua a lucrar à custa das dificuldades nacionais, das quais é em boa parte responsável.

Odiario
Odiario

Bombas sobre Belgrado

AbrilAbril    28.Mar.19    Outros autores

Há vinte anos a NATO iniciou o bombardeamento da Jugoslávia. Começava a primeira agressão militar a um país soberano no continente europeu após a Segunda Guerra Mundial. O crime ficou impune, mas os sérvios não o esquecem.

Odiario