Autor: “AbrilAbril”

Odiario

Manuel Loff: «O fascismo não morreu»

AbrilAbril    07.Oct.19    Outros autores

Importante entrevista do historiador Manuel Loff sobre um tema que domina de forma notável: o fascismo. Uma passagem em revista de temas de actualidade, desde o que diz respeito àquilo que, nos movimentos fascistas actuais, representa continuidade com os movimentos dos anos 20 e 30 do século passado e o que se formula de forma diferente - seja por razões internas, seja pelas significativas diferenças na situação do capitalismo então e agora -, até à questão do “Museu Salazar”.

Odiario
Odiario

Agronegócio domina regiões desmatadas e queimadas na Amazónia

AbrilAbril    03.Oct.19    Outros autores

Os fogos na Amazónia não são, como afirmou Bolsonaro, nem invenção nem ateados pelas ONG. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazónia, o fogo é usado para limpar áreas previamente desflorestadas. Ali, impõe-se o modelo predatório do agronegócio e aumentam os ditos «conflitos no campo», ou seja a violência contra camponeses e indígenas. Um exemplo flagrante de como a defesa do ambiente é inseparável da luta anticapitalista e pela transformação social.

Odiario
Odiario

A degradação do ambiente resulta da «exploração abusiva dos recursos»

AbrilAbril    02.Oct.19    Outros autores

Notável exemplo vindo do Portugal interior: uma moção proposta pela CDU e aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Viseu exige uma «verdadeira política» de defesa do meio ambiente, salientando a importância do papel do poder local. Um significativo consenso político formulando com justeza um tema que vem sendo objecto de densa e alarmista cortina de fumo mediática. Há justificadas razões para avaliar as alterações climáticas. Mas isso não significa distribuir por todos responsabilidades que cabem no fundamental apenas a alguns.

Odiario
Odiario

Resistentes antifascistas rejeitam «falsificações históricas» promovidas pela UE

AbrilAbril    28.Sep.19    Outros autores

O Parlamento Europeu, onde a direita e a extrema-direita ganharam maior expressão nas últimas eleições, mostra serviço. Agora, 535 deputados – incluindo o grupo “socialista” – aprovaram uma resolução em que se «equipara e condena nazi-fascismo e comunismo». A vergonhosa falsificação da história que pretende oficializar tenta ajustar contas, não com o fascismo, mas com aqueles que foram (e continuam a sê-lo) fundamentais para a sua derrota.

Odiario
Odiario

Mais de 600 mil visitantes nos primeiros 6 dias da Feira Internacional de Damasco

AbrilAbril    05.Sep.19    Outros autores

Apesar das ameaças de sanções por parte dos EUA participam na actual edição da Feira Internacional de Damasco delegações de 38 países e mais de 1700 empresas sírias e estrangeiras. Trata-se de um grande êxito de um país há mais de 8 anos sujeito a brutal agressão militar, e de uma evidente derrota dos agressores, em primeiro lugar dos EUA.

Odiario
Odiario

Turquia transfere terroristas islâmicos para deter avanço sírio

AbrilAbril    19.Ago.19    Outros autores

Cerca de 15 mil combatentes do Daesh e Al-Qaeda, ao serviço da Turquia, foram apressadamente transferidos para o sul da província de Idlib a fim de conter o avanço do exército sírio em Khan Sheikhoun. A “luta contra o terrorismo” dos EUA e dos seus aliados fica mais uma vez desmascarada. Terroristas e fascistas são, não inimigos, mas instrumentos essenciais da ofensiva imperialista.

Odiario
Odiario

Greve geral no Brasil: 45 milhões contra Bolsonaro

AbrilAbril    19.Jun.19    Outros autores

Realizou-se na passada sexta-feira uma poderosa greve geral no Brasil. Envolveu 45 milhões de trabalhadores e estudantes em mais de 380 cidades, contra Jair Bolsonaro e a sua reforma da Previdência mas também contra a acção governativa em bloco. A extrema-direita no governo tentou responder com a repressão, mas a resposta nos locais de trabalho e na rua foi esmagadora.

Odiario