Autor: “AbrilAbril”

Odiario

ONU confirma efeitos devastadores do bloqueio à Venezuela

AbrilAbril    15.Feb.21    Outros autores

A relatora de Direitos Humanos da ONU instou ao levantamento das sanções unilaterais dos Estados Unidos e da União Europeia à Venezuela. Portugal foi mencionado, e pelas piores razões: para além de alinhar na sistemática hostilização da Venezuela bolivariana, retém ilegalmente fundos daquele país. O MNE Santos Silva continua a destacar-se como um dos piores que ocuparam o cargo, e não é dizer pouco, dado o calibre dos anteriores.

Odiario
Odiario

Trump autoriza sanções contra o TPI por investigar os EUA

AbrilAbril    16.Jun.20    Outros autores

Os EUA não aceitam qualquer investigação aos crimes de guerra que cometem, como a que foi iniciada em Março pelo Tribunal Penal Internacional a crimes de guerra e contra a humanidade no Afeganistão. Exigem impunidade e aplicam sanções contra quem os desafie, a eles ou a outros criminosos seus aliados, nomeadamente o Estado sionista de Israel.

Odiario
Odiario

Dor, raiva, fúria atingem os EUA

AbrilAbril    02.Jun.20    Outros autores

O assassínio pela polícia de George Floyd, um afro americano, desencadeou um dos maiores movimentos de massas desde há muitos anos nos EUA. Estende-se de costa a costa. Todas as condições estavam criadas para que assim sucedesse: o racismo endémico, a extrema desigualdade e segregação social, a degradação das condições de vida e o alastramento da pobreza, a enorme extensão do surto pandémico e a vaga de desemprego que arrasta, uma presidência agressiva, reaccionária e irresponsável, uma classe dominante desacreditada. Os media divulgam e empolam imagens de violência, mas tentam ignorar a violência que lhe deu origem. E não podem ocultar a invulgar dimensão dos protestos de rua.

Odiario
Odiario

É o grande capital quem sai a ganhar

AbrilAbril    27.May.20    Outros autores

No último debate quinzenal na AR, António Costa afirmou que não era verdade que o lay-off está fundamentalmente a beneficiar as grandes empresas e multinacionais. Disse até que a esmagadora maioria das empresas apoiadas são pequenas e médias. Uma análise objectiva mostra que ou Costa quis enganar ou então foi enganado, nomeadamente pelo grande patronato que não quer outra coisa senão o lay-off, que são milhões a entrar-lhes no bolso.

Odiario
Odiario

Milhares na rua exigem que o Estado «dê o exemplo» e valorize os seus trabalhadores

AbrilAbril    04.Feb.20    Outros autores

A manifestação da função pública da passada sexta-feira levou muitos milhares de trabalhadores, debaixo de chuva, rumo a São Bento a exigir aumentos salariais. A Função Pública está muito longe de recuperar a queda dos salários que as troikas (nacional e estrangeira) impuseram. E não está disposta a aceitar os provocatórios e anedóticos “aumentos” que o Governo propõe.

Odiario
Odiario

Uma multidão nas ruas de Bagdade exige a saída das tropas norte-americanas

AbrilAbril    27.Ene.20    Outros autores

Milhões de pessoas juntaram-se na capital iraquiana numa mobilização que é vista como a segunda grande marcha na história do Iraque contra a ocupação estrangeira. Os EUA e seus aliados poderão permanecer ainda pela força militar. Mas nenhuma tropa de ocupação poderá alguma vez prevalecer sempre contra um povo inteiro.

Odiario
Odiario

Desbravando o negócio da Uber

AbrilAbril    10.Ene.20    Outros autores

Este útil dossier enuncia aspectos essenciais da natureza e da actuação da multinacional norte-americana UBER. Nada lhe falta: as condições laborais de moderna quase escravatura; as manobras para monopolizar os sectores em que intervêm arruinando a concorrência; o verniz “moderno” e “tecnológico”; a participação de potentados como Google ou Goldman Sachs, ou da portuguesa SONAE; a lucrativa fuga ao fisco; e a protecção de governos como o de Portugal, sempre alinhado com o grande capital transnacional.

Odiario