Autor: “AbrilAbril”

Odiario

Um homem do futuro

AbrilAbril    05.May.21    Outros autores

Há cem anos nasceu o militar e primeiro-ministro que, no breve espaço de um ano, deixou o seu nome ligado à maior parte dos direitos constitucionais que constituem hoje a base da nossa vida democrática.

Odiario
Odiario

Intervenção dos EUA no Afeganistão está longe de terminar

AbrilAbril    04.May.21    Outros autores

Tal como em outros aspectos da política externa, a administração Biden pretende prosseguir no Afeganistão o mesmo que os seus antecessores fizeram. A diferença será uma comunicação mais hábil, e os media globais rendidos à a imagem de “um novo ciclo”.
Porque a saída formal de tropas norte-americanas será com toda a probabilidade a passagem a outro formato de ingerência. Os EUA vão manter-se no Afeganistão por via de uma «combinação obscura de Forças de Operações Especiais clandestinas, mercenários a soldo do Pentágono e agentes secretos de inteligência».

Odiario
Odiario

Mobilização mundial pelo fim do bloqueio contra Cuba

AbrilAbril    30.Mar.21    Outros autores

Angola, Canadá, Brasil, França, Suécia, Rússia, Irlanda e Portugal são alguns dos 60 países onde este fim-de-semana decorreram iniciativas pelo fim do criminoso bloqueio dos EUA contra Cuba. A “ilha heroica” justifica e merece toda a solidariedade dos povos. Não só pela sua exemplar resistência anti-imperialista de mais de seis décadas e pela sua incomparável solidariedade internacionalista, mas por confirmar que um povo, unido numa generosa e militante perspectiva de transformação e progresso em todas as esferas da vida social, pode fazer frente aos mais poderosos inimigos.

Odiario
Odiario

ONU confirma efeitos devastadores do bloqueio à Venezuela

AbrilAbril    15.Feb.21    Outros autores

A relatora de Direitos Humanos da ONU instou ao levantamento das sanções unilaterais dos Estados Unidos e da União Europeia à Venezuela. Portugal foi mencionado, e pelas piores razões: para além de alinhar na sistemática hostilização da Venezuela bolivariana, retém ilegalmente fundos daquele país. O MNE Santos Silva continua a destacar-se como um dos piores que ocuparam o cargo, e não é dizer pouco, dado o calibre dos anteriores.

Odiario
Odiario

Trump autoriza sanções contra o TPI por investigar os EUA

AbrilAbril    16.Jun.20    Outros autores

Os EUA não aceitam qualquer investigação aos crimes de guerra que cometem, como a que foi iniciada em Março pelo Tribunal Penal Internacional a crimes de guerra e contra a humanidade no Afeganistão. Exigem impunidade e aplicam sanções contra quem os desafie, a eles ou a outros criminosos seus aliados, nomeadamente o Estado sionista de Israel.

Odiario
Odiario

Dor, raiva, fúria atingem os EUA

AbrilAbril    02.Jun.20    Outros autores

O assassínio pela polícia de George Floyd, um afro americano, desencadeou um dos maiores movimentos de massas desde há muitos anos nos EUA. Estende-se de costa a costa. Todas as condições estavam criadas para que assim sucedesse: o racismo endémico, a extrema desigualdade e segregação social, a degradação das condições de vida e o alastramento da pobreza, a enorme extensão do surto pandémico e a vaga de desemprego que arrasta, uma presidência agressiva, reaccionária e irresponsável, uma classe dominante desacreditada. Os media divulgam e empolam imagens de violência, mas tentam ignorar a violência que lhe deu origem. E não podem ocultar a invulgar dimensão dos protestos de rua.

Odiario
Odiario

É o grande capital quem sai a ganhar

AbrilAbril    27.May.20    Outros autores

No último debate quinzenal na AR, António Costa afirmou que não era verdade que o lay-off está fundamentalmente a beneficiar as grandes empresas e multinacionais. Disse até que a esmagadora maioria das empresas apoiadas são pequenas e médias. Uma análise objectiva mostra que ou Costa quis enganar ou então foi enganado, nomeadamente pelo grande patronato que não quer outra coisa senão o lay-off, que são milhões a entrar-lhes no bolso.

Odiario