Autor: “Alberto Cruz”

Odiario

Consequências da libertação de Alepo

Alberto Cruz*    06.Feb.17    Outros autores

Com todas estas movimentações há um paÍ­s que, na prática, desaparece do Médio Oriente: os EUA. E este desaparecimento tem um actor que o tornou possÍ­vel: a Rússia.

Odiario
Odiario

As movimentações de China e Rússia após a reforma do FMI: acelerar a desdolarização

Alberto Cruz    11.Ene.16    Outros autores

A correlação de forças no plano da economia mundial continua a alterar-se em desfavor dos EUA e da UE. Os EUA tudo têm feito para que essa alteração não se reflicta em instituições internacionais que têm funcionando como instrumentos da sua dominação, nomeadamente o FMI. Mas outras potências económicas estão a caminho de não apenas prescindir do FMI, mas de prescindir do dólar como moeda de intercâmbio comercial e de crédito.

Odiario
Odiario

LÍ­bano rompe o espartilho no Médio Oriente

Alberto Cruz*    24.Jul.08    Outros autores

Depois da vitória sobre Israel na guerra de 2006, o Hezbollah consolida-se internamente, tornando-se a força determinante no LÍ­bano. Após a vitória em 2006, o Hezbollah mostra uma vez mais que é possÍ­vel vencer, militar e diplomaticamente, o agressivo e arrogante Israel e deitar por terra os planos do imperialismo.

Odiario
Odiario

uma guerra-fria cada vez mais quente

Alberto Cruz    06.Abr.08    Outros autores

A vigorosa resistência e a surpreendente capacidade de resposta do Hezbollah na vitória sobre o poderoso exército israelita na guerra do LÍ­bano em 2006 indiciou, de forma clara, que os povos árabes começaram, então, a perder o medo e a assumir-se como sujeitos da história. O imperialismo americano, animado pelo apoio de Sarkozy, o seu novo peão de brega, e a forças reaccionárias libaneses constroem novas ameaças ás oprimidas massas populares libanesasÂ…

Odiario