Autor: “Aleka Papariga”

Odiario

Sobre o imperialismo e a pirâmide imperialista

Aleka Papariga*    16.Abr.13    Outros autores

A política de pilhagem, de anexações, da conversão de Estados em protectorados, a política de desmembramento de Estados, não é o resultado da imoralidade política por parte dos imperialistas poderosos, nem é uma questão de subordinação e de cobardia por parte da burguesia do país que experimenta a dependência. É um assunto que tem a ver com a exportação de capitais e com a desigualdade inerente ao capitalismo a nível nacional e internacional.

Odiario
Odiario

KKE: Na linha de frente das lutas de hoje contra a nova tempestade dirigida contra a classe trabalhadora

Aleka Papariga    10.May.12    Outros autores

Publicamos a Declaração de Aleka Papariga feita no dia seguinte às eleições na Grécia. Posteriormente a esta declaração foi já publicada também uma Declaração do CC do KKE. Quando se verifica por todo o lado, e inevitavelmente também no nosso país, o renovar de uma violenta campanha contra os comunistas gregos, é indispensável conhecer o que eles próprios dizem e não a grosseira caricatura que é feita das suas posições. Os oportunistas, para poderem dormir descansados, têm de ter a memória curta. Se na área do BE houvesse um pouco de vergonha, o que vários dos seus militantes deveriam fazer não seria insultar o KKE, seria pedir desculpa ao povo grego por terem votado, na Assembleia da República, a favor da “ajuda” da troika que hoje arruina a Grécia.

Odiario
Odiario

A importância da avaliação crítica sobre o contributo da construção do Socialismo no século XX para o fortalecimento do Movimento Sindical e um efectivo contra-ataque

Aleka Papariga*    19.Ene.12    Outros autores

““Os comunistas gregos, com uma experiência acumulada de 92 anos de luta contínua, não têm o direito de esquecer que a burguesia apoia todos os desvios políticos e ideológicos dos princípios e leis do movimento revolucionário, da teoria do socialismo científico. O ataque da burguesia centra-se na questão da “democracia socialista” e é particularmente intolerante face ao período em que foram construídas as bases do regime socialista na URSS, precisamente porque foi o período que determinou a vitória do socialismo.”

Odiario
Odiario

Dentro do sistema capitalista não há saídas da crise favoráveis ao povo*

Aleka Papariga    10.Ene.12    Outros autores

“Não pode haver qualquer governo progressista que coexista com os monopólios, não só na economia mas por toda a parte.”
“Não podemos fixar uma data para a mudança do sistema político, não podemos estabelecer um período de um, dois, três anos porque isto depende da maioria do povo, não será um assunto só do KKE. Se o povo não tomar a decisão, isto não se verificará.”

Odiario
Odiario

“Ignoramos esta recomposição de opereta” (do governo grego)

Aleka Papariga*    21.Jun.11    Outros autores

O KKE conduz com exemplar determinação a resistência do povo grego. Nessa resistência desenha-se a alternativa. O seu protagonista “não será o povo num sentido vago mas a frente unida e a aliança dos trabalhadores, dos independentes, dos camponeses, dos estudantes e das mulheres, saída da classe operária e das camadas populares”.

Odiario
Odiario

“Os trabalhadores não devem fazer qualquer sacrifício por causa da crise”**

Aleka Papariga*    14.Jun.10    Outros autores

Aleka PaparigaApesar do tempo decorrido, este discurso de Aleka Papariga proferido na abertura da conferência de imprensa de lançamento da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu, não perdeu actualidade, como a luta do povo grego o demonstra diariamente.

Odiario